Hyundai desenvolve cabine inteligente que te impede de dirigir embriagado
Bebida e direção não combinam! Por isso, Hyundai está desenvolvendo cabine inteligente que impede o usuário de dirigir embriagado
Bebida e direção não combinam! Por isso, Hyundai está desenvolvendo cabine inteligente que impede o usuário de dirigir embriagado
A embriaguez é uma das maiores causas de graves acidentes no trânsito. Um levantamento realizado no estado de São Paulo mostrou que 42% das mortes no trânsito foram em consequência da péssima combinação bebida e direção.
Mas esse é um problema mundial e a Hyundai está trabalhando em uma tecnologia que promete impossibilitar que o motorista dirija após fazer o uso de bebidas alcoólicas. A Hyundai Mobis, unidade de fabricação de peças da marca sul-coreana, desenvolveu uma espécie de cabine inteligente capaz de impedir que motoristas cansados ou bêbados dirijam o veículo.
VEJA TAMBÉM:
O sistema da Hyundai capta sinais biológicos da pessoa e, através disso, ele pode bloquear o acesso aos controles de direção. Para a análise, o dispositivo ‘observa’ a postura, frequência cardíaca e ondas cerebrais do condutor.
Ao todo, são quatro sensores que medem os biosinais, um controlador que os analisa e uma lógica de software, tudo feito em tempo real. Ainda na cabine, há uma câmera 3D que tira fotos da postura do motorista e um sensor ECG no volante, um sensor montado na orelha que mede as ondas cerebrais e um último sensor HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) que mede a temperatura e umidade da cabine além dos níveis de dióxido de carbono.
O controlador analisa esses dados vitais e classifica se a pessoa está apta ou não para uma condução segura. Se o ECG detectar um nível de estresse elevado ele pode recomendar a mudança para o modo de comutação autônomo ou até mesmo a parada do veículo, se necessário. Em casos de detecção de níveis de carbono elevado, a janela do carro se abrirá sozinha.
A Hyundai ainda pretende evoluir a cabine a um ponto que a tecnologia esteja apta a enviar os ocupantes ao pronto-socorro de maneira autônoma em situações de emergência.
Segundo a fabricante, “esta é a primeira vez que se desenvolve um controlador para a saúde que pode integrar e analisar vários biossinais”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |