Hyundai Ioniq 5 N TA Spec bate recorde elétrico de velocidade
O modelo elétrico superou em dois segundos o antigo campeão e reafirmou a marca no mercado de carros da categoria
O modelo elétrico superou em dois segundos o antigo campeão e reafirmou a marca no mercado de carros da categoria
O Hyundai Ioniq 5 N TA Spec estabeleceu um novo recorde para veículos elétricos no tradicional evento de automobilismo “Attack Tsukuba 2025”, realizado no Japão no dia 15 de fevereiro. O modelo alcançou a volta mais rápida já registrada por um elétrico no circuito.
VEJA TAMBÉM:
O evento ocorreu no Circuito de Tsukuba, localizado na Prefeitura de Ibaraki, uma pista conhecida por seu traçado compacto e desafiador. O Ioniq 5 N TA Spec foi conduzido pelo experiente Nobuteru Taniguchi, que destacou a performance do veículo.
Estou honrado por ter tido a oportunidade de dirigir o Hyundai Ioniq 5 N TA Spec no Attack Tsukuba 2025, o que me permitiu quebrar significativamente meu recorde anterior de EV”, disse Taniguchi. “O Ioniq 5 N TA Spec freia bem e tem um manuseio excelente. Apesar da potência, o controle é excelente, com ótimas curvas, saída suave e estável. Eu pude levar o carro ao limite com confiança.”
O Ioniq 5 N TA Spec já havia demonstrado seu potencial ao vencer a categoria SUV elétrico de produção modificada no Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) de 2024, onde também quebrou recordes.
Diferente de outros modelos altamente modificados, o TA Spec mantém o sistema eletrônico de potência (PE) do Ioniq 5 N de produção, com aprimoramentos via software que elevaram a potência máxima para 687 cv, sendo que o motor traseiro recebeu um incremento de 37 cv.
O veículo recebeu melhorias como o sistema N Active Sound+ com alto-falantes modificados (mais de 120 dB), novos amortecedores, freios esportivos, pneus slick Yokohama ADVAN 005 de 18 polegadas e um pacote aerodinâmico de alta força descendente. Além disso, conta com um assento Recaro Pro Racer SPA Hans, um cinto de segurança Sabelt Hans de seis pontos, gaiola de proteção com especificação PPIHC e um sistema de supressão de incêndio específico para EVs.
Com um tempo de volta de 57,446 segundos, o Ioniq 5 N TA Spec superou o concorrente elétrico mais próximo em quase dois segundos, mesmo mantendo componentes de produção nos sistemas essenciais, como motores, bateria e eletrônica de controle.
Para a Hyundai o recorde reforça a tecnologia avançada da marca no setor de veículos elétricos e amplia sua presença no Japão, onde lançou recentemente o SUV elétrico subcompacto Inster, expandindo seu portfólio de produtos.
O recorde de hoje é uma demonstração clara do comprometimento da Hyundai em avançar as tecnologias de EV e entregar desempenho excepcional”, disse Joon Park, Chefe do N Management Group. “O novo recorde do ioniq 5 N TA Spec, usando principalmente componentes de produção, não é apenas um marco significativo que valida nossa proeza tecnológica, mas também demonstra o comprometimento da Hyundai N em trazer EVs de alto desempenho mais profundamente para a cultura automotiva global por meio de eventos como o Attack Tsukuba.”
Além do recorde, a Hyundai exibiu no evento o recém-revelado Ioniq 5 N DK Edition, uma versão de exposição equipada com um pacote de alto desempenho desenvolvido em parceria com a Autobacs Seven e o lendário piloto japonês Keiichi Tsuchiya, conhecido como “Drift King”.
A marca planeja lançar no mercado o pacote DK Edition N Performance Parts, oferecendo aos clientes do Ioniq 5 N melhorias para otimizar o desempenho tanto em estradas quanto em pistas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |