Toyota, GM e VW ‘derrotadas’: incentivo para Stellantis e BYD é mantido

Em votação na noite desta sexta-feira (15), Câmara mantém incentivos fiscais para Norte, Nordeste e Centro-Oeste até 2032

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Fábrica da Stellantis em Goiana continua com incentivos fiscais (Foto: Stellantis | Divulgação)
Por AutoPapo
Com Agência Brasil
Publicado em 16/12/2023 às 06h03

Os incentivos fiscais para as montadoras do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste estão prorrogados até 2032. Por 341 votos a favor, 153 contra e quatro abstenções, a Câmara dos Deputados manteve o benefício inserido pelo Senado na reforma tributária.

A votação dos destaques ao texto-base da reforma tributária levou quase três horas. A proposta de emenda à Constituição precisa ser votada em segundo turno para ser promulgada. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pretende concluir a votação ainda na sexta-feira (15).

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Na primeira votação da reforma tributária, em julho, a Câmara havia derrubado a prorrogação do incentivo por um voto de diferença. Na época, o destaque teve apenas 307 votos, dos 308 necessários para a aprovação de propostas de emenda à Constituição (PEC).

Antes de votar o destaque do setor automotivo, os deputados derrubaram a renovação de incentivo para a indústria de autopeças, por 285 votos a 192. Outro incentivo, para a produção de baterias de carros elétricos nas três regiões, foi mantido por 299 votos a 192.

Os três incentivos opõem os parlamentares do Sul e do Sudeste e os do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste e geraram polêmica durante a tramitação da reforma tributária.

Disputa entre montadoras

O incentivo fiscal para montadoras no Nordeste, Norte e Centro-Oeste foi alvo de muita dispua. De um lado, a maior beneficiada, a Stellantis, que mantém uma fábrica em Goiana (PE), onde produz veículos das marcas Jeep, Fiat e Ram. Também se beneficiará do incentivo, a BYD, recém-chegada à Bahia ocupando a antiga planta da Ford, além de Caoa Chery e HPE, ambas com produção em Goiás.

Do outro lado, Volkswagen, GM e Toyota repudiavam a prorrogação de qualquer incentivo. Este grupo, com fábricas no Sul e Sudeste, inclusive, divulgou uma carta aberta afirmando que a Reforma Tributária, incentiva os motores a combustão. Em uma última tentativa, o PL propôs que o fim do incentivo fosse direcionado aos carros que ainda utilizam combustível fóssil, mas a iniciativa não prosperou.

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5 Comentários
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Leandro 16 de dezembro de 2023

Não tinha como ser diferente uma vez que somado os deputados norte/nordeste são 43% da câmara e o senado 59%. Os estados que menos produzem riquezas tem número suficiente para praticamente votar leis benéficas a eles.

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Thiago 16 de dezembro de 2023

Infelizmente uma decisão errada tomada pela maioria. Os incentivos devem ser homogêneos, as desigualdades regionais históricas não se resolvem da noite para o dia. Vamos lembrar da ford, a permanência de três excelentes fabricantes ( chevrolet, volkswagen e toyota) pode estar comprometida, e elas ainda fazem veiculos dignos, seguros e honestos e ficaríamos sem opções de veículos.

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Djalma 16 de dezembro de 2023

Vergonha assim como os incentivos para a Zona franca.
Pior de tydo, que a fabrica de Berin por se do grupo também e privilegiada por esses benefici9s.

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Gustavo 16 de dezembro de 2023

Primeiramente deveriam dar incentivo a todos, porque somente nordeste e outras lá de cima? Somos todos brasileiros, maus uma vez essa “corja” que está mandando no país dando benefícios para a turma lá de cima inclusive para os chineses que só sabem sugar dos outros. Todas as da região sudeste e sul deveriam ir embora do Brasil, aí quem sabe esse L.. iria repensar isto. Mais uma safadeza deste que só pensa arrecadar mais para manter seus luxos com sua amada…

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Jaqueline 16 de dezembro de 2023

Infelizmente essa falta de incentivo, pode gerar muitas demissões pelo país. Tem que fazer para todos e não alguns,

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