Inmetro reprova 21% das bombas de combustíveis analisadas pelo Brasil

O Inmetro reprovou 20% das bombas de combustíveis fiscalizadas no Brasil, alertando para o alto risco de fraude no abastecimento

Inmetro encontra irregularidades em bombas
A fiscalização do Inmetro busca proteger o consumidor (Foto: Gov.br | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 30/09/2025 às 19h00

Uma operação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) que averiguou quase 2.500 bombas de combustível espalhadas pelo Brasil constatou: uma em cada cinco bombas estava fora das especificações.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Foi esse o saldo da operação Abastecimento Seguro, realizada para garantir a conformidade de bombas de combustíveis, sistemas de GNV, extintores e peças automotivas. A ação envolveu órgãos delegados, superintendências estaduais e forças policiais, a fim de reforçar a checagem do Inmetro.

VEJA TAMBÉM:

Irregularidade varia conforme região

De 2.398 bombas fiscalizadas, 503 apresentaram irregularidades — um índice nacional de 20,98%. Isso significa que uma em cada cinco bombas inspecionadas estava fora dos padrões.  O Nordeste liderou a incidência, com 35% de irregularidade. A região Sul ficou em segundo, com 27%.

Além das bombas, foram inspecionados outros 15.589 itens, que incluíram:

  • 120 medidores de GNV: 6,8% de irregularidade
  • 1.021 extintores de incêndio: 1,0% de irregularidade
  • 8.706 amostras de Arla 32: 0,08% de irregularidade

Próximos passos

O presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, ressaltou que a operação mostra a importância do órgão na proteção do consumidor. Fiscalizações assim garantem que os consumidores não sejam vítimas de fraudes no abastecimento, aumenta a segurança viária e reforça a confiança em produtos automotivos. Os consumidores podem denunciar irregularidades via Ouvidoria do Inmetro ou registrar acidentes de consumo no Sinmac (Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo).

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário