Inovador, Elon Musk está se curvando ao mercado tradicional; entenda

Marcas tradicionais falharam repetidamente ao tentar lançar compactos baratos com potencial de vendas devido a desafios de viabilidade a longo prazo

ELON MUSK E CYBERTRUCK: PROMESSA NÃO CUMPRIDA
O elétrico subcompacto da Tesla era uma promessa importante para manter as ações em alta (Foto: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Pedro Januzzi
Publicado em 13/04/2024 às 11h02

A notícia recente de que Elon Musk cancelou o aguardado carro pequeno de baixo custo da Tesla enviou um alerta por Wall Street. A promessa desse veículo subcompacto elétrico por R$ 128 mil era vista como uma carta importantíssima para manter o valor das ações da empresa em alta. No entanto, o cancelamento levanta questões sobre o futuro da Tesla.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Investir em um carro pequeno representa um grande risco, como diversas montadoras aprenderam ao longo dos anos. No entanto, após testemunhar a transformação da Tesla, de uma startup de nicho para uma líder mundial em veículos elétricos, o mercado estava acreditando que a montadora poderia alcançar o sucesso onde outros falharam. Essa confiança era sustentada pela visão de Musk de que a empresa era mais do que uma simples montadora, mas sim uma empresa de tecnologia, escapando das mesmas limitações que afetam os fabricantes tradicionais.

VEJA TAMBÉM:

Ao deixar de lado a ideia de produzir um carro pequeno da Tesla, Musk está se curvando ao mercado automotivo tradicional. Por diversas vezes vimos as marcas tradicionais tentarem adotar a ideia de ter em sua gama um compacto barato com potencial grande de vendas devido ao preço e falharem por não conseguirem viabilizar o processo a longo prazo.

Tesla está precisando se mover

Elon Musk anunciou recentemente que a Tesla está se preparando para revelar seu tão aguardado “Tesla Robotaxi”, previsto para 8 de agosto. Esta revelação está de acordo com anos de especulação sobre o futuro do Modelo 2 da empresa, anteriormente apelidado de Modelo C ou Modelo Q.

A decisão de transformar o Modelo 2 em um táxi autônomo representa uma mudança significativa no modelo de negócios da Tesla. Musk sugeriu que a empresa adotaria um serviço, semelhante à Apple, onde os proprietários receberiam suporte de back-end em troca de uma taxa de serviço.

Apesar da empolgação em torno do lançamento iminente, persistem dúvidas sobre a viabilidade do novo modelo de negócios da Tesla. Questões sobre a escalabilidade da produção, os custos dos componentes e a tecnologia autônoma ainda não totalmente desenvolvida estão deixando investidores nervosos.

Alguns internautas afirmam que a notícia que a Tesla vai investir em robotaxi foi uma tentativa de Musk de contornar a decepção que o mercado teve com o cancelamento do veículo pequeno da marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo 13 de abril de 2024

Esse cancelamento do Modelo 2 ainda é um boato que saiu na imprensa. O próprio Elon Musk já respondeu dizendo que ele é falso. O projeto do modelo mais barato segue de pé (por enquanto).

Avatar
Deixe um comentário