As regras de IPVA para EVs no brasil são complexas, com isenção total em 4 estados e limites rigorosos em São Paulo
O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é o tributo que a maioria dos proprietários de veículos precisa acertar com o estado em janeiro. No entanto, os proprietários de um veículo eletrificado, seja ele híbrido ou 100% elétrico, podem ter direito à isenção do IPVA em alguns lugares do país.
O guia abaixo mostra quais veículos têm direito ao benefício, além do tamanho da isenção.
VEJA TAMBÉM:
A isenção total do IPVA acontece para carros 100% elétricos em alguns estados. Esse benefício visa reduzir os custos de aquisição desses modelos e estimular um mercado menos poluente.
Entre os estados que oferecem isenção total estão o Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraíba. A Bahia concede a isenção, entretanto, estabelece um limite de preço do veículo em R$ 300 mil.
Para veículos híbridos, as regras são um pouco diferentes, com algumas isenções sendo aplicadas apenas a um nicho restrito:
O Distrito Federal é o único local que isenta tanto os BEV quanto os híbridos, com as mesmas regras de compra que a versão totalmente elétrica.
O Rio de Janeiro aplica uma alíquota reduzida de 1,5% para híbridos. Alagoas dá isenção no primeiro ano, mas cobra 0,75% no segundo e 1,5% a partir do terceiro.
A isenção em São Paulo só é válida para híbridos flex que atendam a critérios técnicos específicos (motor elétrico ≥ 40 kW e tensão ≥ 150 V) e com preço de venda limitado a R$ 250 mil. Na prática, só os Toyota Corolla e Corolla Cross têm direito ao benefício.
Em Minas Gerais, só veículos produzidos no estado têm direito. Logo, só os Fiat Pulse e Fastback híbridos leves têm o IPVA zerado em MG.
Os donos dos veículos devem sempre estar atentos, já que algumas regras exigem que o veículo seja comprado no estado para que a isenção seja válida. O DF, por exemplo, exige que o carro seja comprado em concessionária local ou via “venda direta” com entrega no DF.
Além disso, a isenção automática só ocorre no registro do veículo. A Paraíba e o Rio Grande do Sul também possuem regras de solicitação junto à Receita Estadual.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |