IPVA à vista ou parcelado: qual a melhor forma de pagar?
De acordo com especialista em finanças, nem sempre optar pelo pagamento com desconto pode ser um bom negócio para o contribuinte
De acordo com especialista em finanças, nem sempre optar pelo pagamento com desconto pode ser um bom negócio para o contribuinte
Com a cobrança do Imposto sobre Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) prevista para começar na primeira semana de janeiro, os proprietários de veículos precisam escolher se quitarão o tributo à vista ou parcelado. Saiba qual a melhor opção para cada realidade.
LEIA MAIS
Pagar o IPVA à vista é um bom negócio para os contribuintes que têm a quantia guardada, já que a maior parte dos estados oferece desconto para quitação da cota única e o parcelamento só seria interessante se a Taxa Selic estivesse com rendimento superior a 2% ao ano.
“O desconto de 3% (no pagamento à vista do IPVA) pode parecer um valor baixo. Mas gosto de ter uma visão do ano inteiro: com pequenas atitudes a economia no final do ano pode ser gigante”, destacou Veridiana Lopes, especialista em planejamento financeiro pessoal e criadora do Economia Diária.
No entanto, na avaliação da profissional, o pagamento à vista só vale a pena se o contribuinte tiver dinheiro sobrando, isso considerando a reserva de emergência.
Recorrer ao empréstimo pessoal para quitar a alíquota de uma só vez não costuma ser uma boa opção. É que enquanto uma dívida será paga, outra vai surgir. Por isso, é preciso levar em conta alguns aspectos importantes antes de solicitar um aporte como, por exemplo, as taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras.
“É preciso comparar o valor pago em juros no empréstimo com o desconto no pagamento à vista do IPVA. Após fazer a análise, a pessoa terá mais clareza na hora de decidir. Mas, na maioria das vezes não vale a pena pegar um empréstimo apenas para essa finalidade”, orienta a analista.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Os políticos Brasileiros sempre foram ladrões começou com Tome de Souza aumentou os imposto para manter a regalia da Corte. Isso nunca vai mudar.
No RJ, transformada em cidade Calamitosa, como propriOtários de veículos somos assaltados todos anos pelo governo em 4% de IPVA + taxa de 212,37 para licenciar o veículo que pensa ser seu! Com direito apenas para trafegar em ruas esbucaradas, mal sinalizadas, sem segurança, sujeito a multas pela excesso de câmeras, e pagar o imposto se ainda quiser desfrutar de uso do carro.
No Paraná é um roubo o IPVA de moto é 3.5% em SP é 2% como pode? Isso porque o governo rato diz que governa pros mais pobres kkkk.
Rio, 04/01/2021
Engraçado, a tabela do IPVA/2021, nem saiu, e já consta como débito da taxa de licenciamento, fala sério ?
Eu, sinceramente no meu caso se o meu Monza 1989 tivesse sido emplacado em outro Estado, com certeza não pagaria IPVA mais estou em Minas Gerais vou pagar 187,00 claro que vou dividir em três vezes 62,40reais. Fora que temos que pagar uma taxa chamada de Licenciamento, se a gente paga o IPVA, pra que existe essa taxa?
Inacreditável!!! Pra escrever isto eu posso me declarar técnica em economia e finanças agora…
Vender o carro e andar de bicicleta ainda e economia.
Como gostaria de explicar meu carro no Rio Grande do Sul, lá sim tem governo, não esse escrupulo,melhor nem comentar
Cara, fala serio. Pra falar isso ai, nem precisa de especialista.
Certo
Rsrs.
Aqui em SP não tem vantagem nenhuma pagar a vista, chega ser risório o desconto.
Já no RS eu li uma matéria e o desconto lá pode passar de 20%, tipo tem uns descontos como bom motorista, bom cidadão, etc, e ai no final da conta é uma boa vantagem pagar a vista.