Ituran Mob promete melhorar experiência de carro compartilhado no Brasil
Projeto é uma Joint-Venture formada pela seguradora Ituran e a Start-up MobLab; Pessoa física e jurídica poderão locar o seu veículo
Projeto é uma Joint-Venture formada pela seguradora Ituran e a Start-up MobLab; Pessoa física e jurídica poderão locar o seu veículo
A pandemia do Coronavírus prejudicou financeiramente milhares de pessoas e fez com que inúmeras delas perdessem o emprego. Em decorrência disso, muitas tiveram de vender o carro ou deixá-lo parado na garagem por um longo período.
Foi pensando nisso que a Ituran firmou uma Joint Venture com a start-up MobLab para criar a Ituran Mob. A iniciativa nasceu para evitar que veículos ficassem parados nas garagens e para melhorar o compartilhamento de carros (ou car share), método pouco explorado no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
A parceria promete escalar esse sistema de compartilhamento. Dessa forma, donos de locadoras, e proprietários que possuem mais de um veículo podem utilizar a tecnologia para gerar uma renda extra e facilitar a locação do automóvel.
Para utilizá-la como locador, basta criar sua ‘locadora’ através do aplicativo e a Ituranmob trabalha como uma espécie de acelerador para que o seu carro chegue a potenciais locatários.
Paulo Henrique Andrade, CEO Ituranmob, afirma que “todos podem criar a sua própria plataforma de compartilhamento de carros. Por isso nós estamos destravando essa tecnologia que muita gente quer fazer, mas quando chega na questão tecnologia: “abrir o carro, fechar o carro” e ter a segurança, isso trava. Para isso, a Ituran aproveitou sua liderança mundial em segurança e monitoramento, que entrega um pacote completo que vai desde mobilidade, até pronta resposta e segurança.
A proposta promete ser simples e objetiva se conectando ao celular e ao carro dos usuários. O indivíduo que se interessar em alugar um automóvel deve, primeiramente, reservar um veículo. Depois, basta destravar as portas do carro através do bluetooth para iniciar a viagem.
A chave para dar a partida fica guardada em algum compartimento – possivelmente no porta-luvas – mas isso é algo que pode ser confirmado nas informações da locação. Ao fim da experiência, basta devolver o veículo e encerrar a viagem.
A tecnologia da Ituran ainda possui telemetria de uso – que permite conferir níveis de combustível e de bateria, por exemplo – e qualquer modelo pode receber o dispositivo, sendo ele elétrico ou a combustão.
O Ituranmob foi desenvolvido para atender, principalmente, as locadoras de veículos que desejam melhorar a experiência burocrática que alguns clientes enfrentam no balcão. Além disso, condomínios que futuramente estiverem conectados a carros elétricos para serem compartilhados entre seus moradores, e frotas veículares de empresas estão no radar da Joint Venture.
A Ituranmob planeja investir R$ 5 milhões no projeto durante os próximos dois anos. Hoje, aproximadamente mil automóveis estão registrados no app e, até o final de abril, a empresa deve alcançar 3000 exemplares cadastrados. A projeção até 2022 é que o número de carros compartilhados varie de 10 mil a 20 mil.
De acordo com o CEO PH, “Quando se tem um carro compartilhado você tem que ter uma apólice baseada no perfil do condutor, e não do veículo. Então a apólice compartilhada e o seguro por tempo de uso é algo que também vai estar caminhando junto com nosso projeto.”
Dessa forma, dentro do plano da Ituranmob está previsto um seguro on-demand. Ou seja, locou o carro o seguro é ativado, finalizou a viagem ele desliga o seguro.
Carro compartilhado é diferente de carro por assinatura ou de aluguel. Entenda:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |