JAC E-JS1, um dos carros elétricos elétricos mais baratos do Brasil, tropeça em crash test
Devido a falta de sistemas de assistência à segurança e algumas falhas na proteção do motorista e dos passageiros, compacto não foi bem no Latin NCAP
Devido a falta de sistemas de assistência à segurança e algumas falhas na proteção do motorista e dos passageiros, compacto não foi bem no Latin NCAP
O JAC E-JS1 não performou bem no crash test realizado pelo Latin NCAP na última terça-feira (13). Posicionado como um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil, o compacto chinês recebeu uma pontuação baixa na maioria dos requisitos avaliados pelo órgão.
De acordo com a entidade, a avaliação de segurança dos veículos elétricos – assim como nos a combustão – é focada em adultos, crianças, pedestres/usuários vulneráveis das estradas (VRU) e tecnologias de assistência à segurança, utilizando o mesmo Protocolo de Avaliação, independentemente de qual é a propulsão.
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Durante o teste de impacto frontal, requisitos como proteção proporcionada ao tórax do motorista, joelhos (condutor e passageiro), área dos pés, e estrutura do habitáculo, pesaram de forma na avaliação do JAC E-JS1. No impacto lateral, proteção ao abdômen e tórax voltaram a performar de maneira ruim.
No quesito “segurança para as crianças” o modelo também não se saiu muito bem, principalmente por alguns padrões não seguirem os critérios do Latin NCAP. Apesar de possuir ancoragem ISOFIX e sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro, os componentes tomaram pau por não seguirem requisitos da entidade.
Outro ponto que jogou contra o JAC E-JS1 foi os “Sistemas de Assistência à Segurança”, já que o veículo não oferece ESC como padrão, além de oferecer aviso de cinto de segurança apenas no banco do motorista.
O Latin NCAP é uma entidade uruguaia responsável por fazer os crash testes nos países da América Latina e avaliar o nível de proteção aos seus ocupantes no caso de uma batida.
A entidade é importantíssima para subir o nível de segurança dos veículos, no entanto, ela utiliza critérios discutíveis na avaliação e na reavaliação do mesmo carro.
Passados dois ou três anos o carro ainda é o mesmo, mas perde estrelas porque o Latin NCAP muda os seus critérios e o seu protocolo de avaliação. Um caso que repercutiu envolveu o novo HB20 em uma aferição feita em 2019.
Ao ser lançado foi avaliado em quatro estrelas. No entanto, quando avaliado novamente no ano seguinte, foi rebaixado para apenas uma estrela. E o pior, naquela ocasião o protocolo da entidade não havia sido alterado.
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Em se tratando de JAC…. nada de se espantar…. São latas de leite! Apertou amassa! Não que a latas nacionais sejam muito melhores… Mas para um modelo de mais de 100k… poderia ser melhor, afinal quem paga mais de 100k num veiculo compacto espera segurança também.