JAC lança divisão de caminhões no Brasil com motor Cummins e câmbio ZF

Marca chinesa estreia operação própria com quatro modelos de 9 a 25 toneladas e projeta fábrica nacional em regime SKD

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O caminhão A 25.290 tem 290 cv, 26,5 t de PBT e tanque de 600 litros (Foto: JAC Caminhões | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 04/12/2025 às 20h00

A JAC Motors oficializou a entrada de sua divisão de caminhões no mercado brasileiro. A operação marca um novo posicionamento da fabricante: diferentemente da divisão de carros de passeio, a JAC Caminhões nasce como uma subsidiária integralmente controlada pela matriz chinesa, sem intermediários, sinalizando a intenção de longo prazo no país.

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A estratégia para vencer a desconfiança tradicional do setor de transportes com marcas novas baseia-se na “ocidentalização” mecânica. Os quatro modelos apresentados, que cobrem o segmento de 9 a 25 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), são equipados com componentes de fornecedores consagrados no mercado nacional, como motores Cummins e transmissões da ZF, Eaton e Fast Gear.

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Expansão e nacionalização

O plano de negócios prevê o início oficial das vendas em 2026, estruturado através de parcerias com 15 grupos econômicos que viabilizarão 30 pontos de venda nos principais centros logísticos do Brasil. A meta é agressiva: conquistar 1,5% de market share no primeiro ano de operação e dobrar para 3% até o final do terceiro ano. Embora o primeiro lote seja importado, a executiva da marca confirmou estudos para a implantação de uma fábrica nacional.

Linha de produtos

A gama inicial foca em versatilidade, com todos os modelos trazendo de série freios a ar com ABS, controle de tração (ASR) e estabilidade (ESC). A linha divide-se em três nichos:

  • Urbano (N 9.170): Com PBT de 9,5 toneladas, é voltado para o VUC (Veículo Urbano de Carga). Traz motor Cummins B4.0 de 170 cv e câmbio manual Eaton de 6 marchas.
  • Intermunicipal (N 13.210): Modelo médio com PBT de 12,5 toneladas. O propulsor sobe para um Cummins B4.5 de 210 cv, acoplado a uma caixa automatizada Fast Gear de 8 velocidades.
  • Rodoviário (A 18.290 e A 25.290): Os pesados utilizam o motor Cummins D6.7 de 290 cv e transmissão automatizada ZF de 9 marchas. O modelo A 25.290, topo de linha, atinge 26,5 toneladas de PBT e inclui cabine leito e suspensão pneumática.

A chegada da JAC acirra a competição no segmento de médios e semipesados, hoje dominado por Volkswagen e Mercedes-Benz, oferecendo um pacote tecnológico completo para atrair frotistas focados no custo-benefício.

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