Demissões, impostos altos e queda nas vendas colocam o grupo britânico em alerta sobre se adaptar ao novo mercado
A Jaguar-Land Rover (JLR) é uma subsidiária de luxo formada por essas duas marcas inglesas que pertence ao grupo Tata Motors. Mas, essa empreitada conjunta está enfrentando uma situação muito delicada, especialmente no âmbito financeiro e no posicionamento global.
As arcas estão tentando sobreviver em meio a quedas nas vendas globais, tensão operacional interna e impactos negativos diretos das tarifas comerciais mais altas impostas nos EUA. Além disso, a empresa vem fazendo cortes de empregos a fim de conter prejuízos.
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No último relatório trimestral, a JLR revelou uma redução de 15,1% nas vendas no varejo. A empresa chegou a um total de 94.420 unidades comercializadas e apontou duas razões para esse resultado:
Como consequência, a Jaguar vive um momento de transição e “renascimento”, enquanto a Land Rover sofre os maiores impactos financeiros da situação.
As tarifas comerciais impostas nos Estados Unidos forçaram a JLR a suspender temporariamente os embarques para o mercado norte-americano em abril. Por conseguinte, as remessas da marca na América do Norte caíram 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, a Land Rover produz um de seus modelos mais populares, o Defender, na Eslováquia. Esse fator torna o carro sujeito às tarifas de importação que podem chegar a 27,5%.
Como reflexo dessa crise, a JLR anunciou o corte de até 500 cargos de gerência no Reino Unido. Embora a empresa tenha classificado a medida como “prática comercial normal”, o público a interpretou como uma resposta direta à instabilidade e à queda de desempenho.
Ainda que haja um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido, as tarifas aplicadas sobre veículos importados aumentaram significativamente. Diante disso, o grupo se vê obrigado a repensar sua estratégia para manter competitividade, especialmente em um mercado tão importante quanto o norte-americano.
Enquanto a Jaguar tenta se reposicionar no segmento de elétricos de luxo, a Land Rover sofre as consequências das novas tarifas e da dependência das fábricas fora do Reino Unido. O futuro da JLR dependerá de sua capacidade de adaptação às novas exigências do mercado automotivo global.
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