Jaguar e Land Rover enfrentam crise e mudam estratégia de mercado

Demissões, impostos altos e queda nas vendas colocam o grupo britânico em alerta sobre se adaptar ao novo mercado

JAGUAR
As duas empresas que pertencem a Tata Motors compõe uma subsidiária que está tomando medidas drásticas para contornar os problemas financeiros (Foto: Jaguar | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 21/07/2025 às 19h00

A Jaguar-Land Rover (JLR) é uma subsidiária de luxo formada por essas duas marcas inglesas que pertence ao grupo Tata Motors. Mas, essa empreitada conjunta está enfrentando uma situação muito delicada, especialmente no âmbito financeiro e no posicionamento global.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

As arcas estão tentando sobreviver em meio a quedas nas vendas globais, tensão operacional interna e impactos negativos diretos das tarifas comerciais mais altas impostas nos EUA. Além disso, a empresa vem fazendo cortes de empregos a fim de conter prejuízos.

VEJA TAMBÉM:

Queda nas vendas da Jaguar e da Land Rover

No último relatório trimestral, a JLR revelou uma redução de 15,1% nas vendas no varejo. A empresa chegou a um total de 94.420 unidades comercializadas e apontou duas razões para esse resultado:

  • A redução planejada de modelos antigos da Jaguar, como parte do processo de reposicionamento da marca.
  • As tarifas comerciais elevadas, que afetaram diretamente os embarques da Land Rover para os EUA.

Como consequência, a Jaguar vive um momento de transição e “renascimento”, enquanto a Land Rover sofre os maiores impactos financeiros da situação.

As tarifas comerciais impostas nos Estados Unidos forçaram a JLR a suspender temporariamente os embarques para o mercado norte-americano em abril. Por conseguinte, as remessas da marca na América do Norte caíram 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a Land Rover produz um de seus modelos mais populares, o Defender, na Eslováquia. Esse fator torna o carro sujeito às tarifas de importação que podem chegar a 27,5%.

Cortes de gastos

Como reflexo dessa crise, a JLR anunciou o corte de até 500 cargos de gerência no Reino Unido. Embora a empresa tenha classificado a medida como “prática comercial normal”, o público a interpretou como uma resposta direta à instabilidade e à queda de desempenho.

Ainda que haja um acordo comercial entre os EUA e o Reino Unido, as tarifas aplicadas sobre veículos importados aumentaram significativamente. Diante disso, o grupo se vê obrigado a repensar sua estratégia para manter competitividade, especialmente em um mercado tão importante quanto o norte-americano.

Enquanto a Jaguar tenta se reposicionar no segmento de elétricos de luxo, a Land Rover sofre as consequências das novas tarifas e da dependência das fábricas fora do Reino Unido. O futuro da JLR dependerá de sua capacidade de adaptação às novas exigências do mercado automotivo global.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário