Unidade final do SUV F-Pace SVR deixa a fábrica de Solihull direto para o acervo da marca; montadora fará hiato produtivo até lançar nova linha elétrica
A Jaguar encerrou, nesta semana, um ciclo de 90 anos de engenharia automotiva tradicional. A fábrica de Solihull, no Reino Unido, finalizou a produção do último veículo da marca equipado com motor estritamente a combustão. O marco representa o passo definitivo da montadora britânica em direção a um futuro 100% elétrico e ao reposicionamento no segmento de ultraluxo.
VEJA TAMBÉM:
O modelo escolhido para fechar as linhas de montagem foi um F-Pace SVR 575 Edition, na cor Giola Green. Equipado com um motor V8 5.0 supercharged de 575 cv, o SUV simboliza o auge da performance térmica da empresa. Diferente do destino usual, esta unidade não será comercializada: ela foi enviada diretamente para a Jaguar Daimler Heritage Trust, onde será preservada como item de museu ao lado de clássicos como o E-Type.
A escolha do F-Pace para o encerramento é emblemática. Primeiro crossover da fabricante, o modelo foi responsável por sustentar o caixa da empresa durante a última década, financiando a atual transição tecnológica. Para mitigar o impacto comercial do fim da produção, a Jaguar estocou unidades a gasolina e híbridas, garantindo o abastecimento das concessionárias até a chegada da nova geração elétrica.


A partir de agora, o foco se volta totalmente para 2026, quando a marca pretende lançar uma linha inédita de elétricos para competir com Bentley e Porsche. A nova identidade visual, antecipada pelo conceito Type 00, propõe um design minimalista e disruptivo.
A mudança radical, no entanto, enfrenta ceticismo. A recepção mista ao novo logotipo e a decisão de abandonar a herança visual da marca geraram críticas de puristas e analistas de mercado. A aposta da Jaguar é alta: sacrificar o volume de vendas atual em troca de margens de lucro maiores e exclusividade no futuro elétrico.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|