Jatinho da Honda agora roda com combustível sustentável feito com cana-de-açúcar

Sem aviões elétricos, fabricantes como a Honda apostam nos chamados SAFs para uma aviação sem emissão de poluentes na atmosfera

hondajet elite s voo azul
HondaJet conseguiu o feito sem alterações nos componentes dos motores (Foto: Honda | Divulgação)
Por Eduardo Passos
Publicado em 20/10/2025 às 12h00
Atualizado em 21/10/2025 às 08h42

A Honda anunciou que seu jatinho executivo realizou, na semana passada, um voo em que foi abastecido exclusivamente com combustível de aviação sustentável (SAF). Com isso, a fabricante se tornou a pioneira nesse tipo de voo, sem sem mistura com querosene convencional, realizado em um jato executivo bimotor.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os motores GE-Honda HF120 do HondaJet já haviam passado por ensaios de bancada com 100% de SAF em 2022. Em demonstrações anteriores do setor, a prática comum era o uso de misturas 50/50 com Jet A — o combustível convencional. Segundo a Honda, seu teste aconteceu sem alterações mecânicas do hardware.

De acordo publicações especializadas, a aeronave sobrevoou a região de Greensboro (EUA) e pousou no aeroporto de Piedmont Triad após o ensaio. A Honda informou que seguirá trabalhando com parceiros regulatórios e de motorização para viabilizar a certificação do uso de 100% SAF em jatos leves.

O combustível sustentável

O SAF pode reduzir as emissões de CO₂ em até 80% ao longo do ciclo de vida, a depender da matéria-prima e do processo de produção — números citados por entidades do setor aéreo.

O combustível utilizado não teve sua fórmula exata revelada, mas relatos técnicos sugerem que a receita pode ter sido a chamada HDO-SAK. Esse composto é feito por conversão catalítica de carboidratos (açúcares) e sua fonte pode ser a sacarose da cana-de-açúcar.

O Brasil também está na corrida dos SAFs, e aposta no etanol para isso. O próprio governo brasileiro já vem trabalhando junto a empresas para desenvolver a fórmula nacional. Até o momento, já há autorização para misturas com 50% de álcool.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário