Kia EV6 elétrico percorre mais de 4 mil km até o Uruguai

Kia convidou seis motoristas para uma jornada de 10 dias entre Itu e Punta Del Este, usando pontos de recarga públicos

kia ev6 3
Com desenho futurista, Kia EV6 tem autonomia superior a 500 km com uma carga de bateria (Fotos: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/06/2022 às 10h33

Um dos grandes questionamentos sobre os automóveis elétricos é a autonomia. Ainda mais na América do Sul, em que falta estrutura de recarga. A Kia resolveu mostrar na prática que o SUV EV6 dá conta de percorrer grandes distâncias, sem ficar com a “pilha seca” no meio do caminho.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Para isso, ela convidou seis motoristas que se revezaram num percurso entre a cidade de Itu (SP) e a capital uruguaia, Montevidéu, com direito a uma perna em Punta Del Este e depois de volta à cidade do interior paulista.

VEJA TAMBÉM:

Ao todo, o grupo dirigiu por 4.365 quilômetros, numa viagem que demorou 10 dias para ser concluída. A ideia era mostrar que é possível percorrer longas distâncias com um elétrico.

Kia EV6 na estrada

O EV6 é o primeiro modelo 100% elétrico que a Kia trouxe para o Brasil. O modelo tem autonomia de 530 km e para cumprir o trajeto, o time da marca sul-coreana mapeou o trajeto com distâncias máximas de 480 km entre os pontos de recarga.

Para ter a exata noção de onde carregar o SUV elétrico, o time utilizou aplicativos como PlugShare, EDP EV Charge, Eletroposto Celesc, Zletric e UTE, já no Uruguai. O uso de apps é fundamental para ativação dos postos de recarga.

kia ev6 17
Bom espaço interno do EV6 tornou a jornada mais fácil

Modo de guiar um elétrico

Mesmo assim, os motoristas tiveram imprevistos como postos desativados e pontos de parada sem carregadores. Situações corriqueiras. Além disso, o time também teve que considerar os intervalos de carregamento. Num trecho de 750 km, foram necessárias 13 horas para concluir o percurso, que exigiu três paradas para recarregar o EV6.

De acordo com o engenheiro da Kia, Márcio Alexandre da Silva Santos, que participou da viagem, aponta que a dinâmica de um carro elétrico é diferente de um carro a combustão. “A maneira de conduzir o veículo não altera a distância, mas pode alterar a autonomia”, explica, dando exemplo uma das paradas em que o EV6 deveria ter cerca de 90 km de autonomia, mas tinha carga para rodar apenas 69 quilômetros, devido a maneira que foi conduzido.

De fato, a experiência da Kia à bordo do EV6 comprova que é possível viajar com um elétrico como num carro a combustão ou híbrido. No entanto, é preciso planejamento e entender a forma como um elétrico se comporta na estrada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 25 de junho de 2022

“A maneira de conduzir o veículo não altera a distância, mas pode alterar a autonomia”, O Frase burra

Avatar
Jo 23 de junho de 2022

Este carro é espetacular. Pelo que li, vi e ouvi. Mas não tenho grana pra isso no momento. Outras prioridades…

Avatar
Deixe um comentário