Kia EV6 elétrico percorre mais de 4 mil km até o Uruguai

Kia convidou seis motoristas para uma jornada de 10 dias entre Itu e Punta Del Este, usando pontos de recarga públicos

kia ev6 3
Com desenho futurista, Kia EV6 tem autonomia superior a 500 km com uma carga de bateria (Fotos: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 23/06/2022 às 10h33

Um dos grandes questionamentos sobre os automóveis elétricos é a autonomia. Ainda mais na América do Sul, em que falta estrutura de recarga. A Kia resolveu mostrar na prática que o SUV EV6 dá conta de percorrer grandes distâncias, sem ficar com a “pilha seca” no meio do caminho.

Para isso, ela convidou seis motoristas que se revezaram num percurso entre a cidade de Itu (SP) e a capital uruguaia, Montevidéu, com direito a uma perna em Punta Del Este e depois de volta à cidade do interior paulista.

VEJA TAMBÉM:

Ao todo, o grupo dirigiu por 4.365 quilômetros, numa viagem que demorou 10 dias para ser concluída. A ideia era mostrar que é possível percorrer longas distâncias com um elétrico.

Kia EV6 na estrada

O EV6 é o primeiro modelo 100% elétrico que a Kia trouxe para o Brasil. O modelo tem autonomia de 530 km e para cumprir o trajeto, o time da marca sul-coreana mapeou o trajeto com distâncias máximas de 480 km entre os pontos de recarga.

Para ter a exata noção de onde carregar o SUV elétrico, o time utilizou aplicativos como PlugShare, EDP EV Charge, Eletroposto Celesc, Zletric e UTE, já no Uruguai. O uso de apps é fundamental para ativação dos postos de recarga.

kia ev6 17
Bom espaço interno do EV6 tornou a jornada mais fácil

Modo de guiar um elétrico

Mesmo assim, os motoristas tiveram imprevistos como postos desativados e pontos de parada sem carregadores. Situações corriqueiras. Além disso, o time também teve que considerar os intervalos de carregamento. Num trecho de 750 km, foram necessárias 13 horas para concluir o percurso, que exigiu três paradas para recarregar o EV6.

De acordo com o engenheiro da Kia, Márcio Alexandre da Silva Santos, que participou da viagem, aponta que a dinâmica de um carro elétrico é diferente de um carro a combustão. “A maneira de conduzir o veículo não altera a distância, mas pode alterar a autonomia”, explica, dando exemplo uma das paradas em que o EV6 deveria ter cerca de 90 km de autonomia, mas tinha carga para rodar apenas 69 quilômetros, devido a maneira que foi conduzido.

De fato, a experiência da Kia à bordo do EV6 comprova que é possível viajar com um elétrico como num carro a combustão ou híbrido. No entanto, é preciso planejamento e entender a forma como um elétrico se comporta na estrada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 25 de junho de 2022

“A maneira de conduzir o veículo não altera a distância, mas pode alterar a autonomia”, O Frase burra

Avatar
Jo 23 de junho de 2022

Este carro é espetacular. Pelo que li, vi e ouvi. Mas não tenho grana pra isso no momento. Outras prioridades…

Avatar
Deixe um comentário