Kia inicia pré-venda do Stonic, SUV com motor Hyundai e ‘meio híbrido’

SUV compacto é a primeira das diversas novidades da marca sul-coreana prometidas para o mercado brasileiro nos próximos anos

Kia Stonic preto e amarelo em rodovia
SUV tem motor 1.0 turbo e sistema elétrico auxiliar de 48 volts (Foto: Kia | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 21/10/2021 às 17h27

A Kia Brasil anunciou nesta quinta-feira o lançamento oficial do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana, incluindo a nova logomarca.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Será na primeira quinzena de novembro, mas já tem preço definido – R$ 149.990 -, além de autorizar à Rede o início da pré-venda do SUV compacto híbrido. O principal atributo da versão do Stonic destinada ao mercado brasileiro é o seu motor, o mesmo utilizado pela Hyundai – no exterior, a Kia é controlada pela sua conterrânea.

VEJA TAMBÉM

O motor do Kia Stonic é o Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,5 kgfm. Ele trabalha auxiliado por um sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle).

O que é mild hybrid

O mild hybrid (ou híbrido-leve) é diferente do híbrido convencional. Sua principal diferença é ter apenas um pequeno motor elétrico incapaz de movimentar o carro, mas apenas “dá uma força” para o motor a combustão e fica permanentemente engatado entre o motor a combustão e a transmissão. Ele tem várias funções que ajudam a reduzir o consumo. As principais são:

  1. É motor de arranque, porém muito mais eficiente e silencioso pois tem cerca de 20 cv e não tem que se “acoplar” ao de combustão para acioná-lo.
  2. É um alternador que recarrega uma bateria de 48 volts (e ela alimenta a de 12 volts) pelo sistema de regeneração;
  3. É um motor elétrico auxiliar (alimentado por 48 volts) que aumenta a potência do motor a combustão nas arrancadas e acelerações;
  4. Está integrado ao sistema start-stop e religa o motor nas paradas do carro;
  5. Mantem o automóvel em movimento durante longas descidas de pouca inclinação na estrada, permitindo que o motor a combustão seja desligado.

São inúmeras suas vantagens: além de aumentar a potência e reduzir consumo e emissões, o sistema suprime todas as polias e correias no arranque, alternador, compressor do ar-condicionado e bomba d’água. E também o próprio motor de arranque, reduzindo o volume ocupado pelo motor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cassio 1 de maio de 2022

Que bela gambiarra heim… ridículo! Se fosse pra fazer isso eu comprava um kit e instalava em um carro qualquer… vergonhoso a Kia vender isso como híbrido novo… mas, como diz a mídia especializada contra a Toyota Cross, a kia também aprendeu a vender no mercado brasileiro…

Avatar
Vicent 14 de fevereiro de 2022

A Kia está (pelo menos nos EUA) entre os automóveis mais confiáveis. Tem modelos excelentes. Pena que aqui no Brasil a marca não divulga ou promove melhor seus carros. O nível de qualidade é muito bom. Considera-se um custo benefício bastante aceitável. E olha, não sou fan boy da marca.

Avatar
Vicent 14 de fevereiro de 2022

A Kia está (pelo menos nos EUA) entre os automóveis mais confiáveis. Tem modelos excelentes. Pena que aqui no Brasil a marca não divulga ou promove melhor seus carros. O nível de qualidade é muito bom. Considera-se um custo benefício bastante aceitável. E olha, não sou fan boy da marca.

Avatar
Mauren 10 de fevereiro de 2022

O motor de máquina de costura venceu? Aff não vai ser esse meu primeiro híbrido.

Avatar
yuri 22 de outubro de 2021

Gosto cada um tem o seu, desejo sucesso por ser um excelente veículo como todos comercializados pela Kia.

Avatar
Deixe um comentário