Representante da marca coreana no Brasil se posicionou contra os aumentos na taxação de carros eletrificados importados
Mais um aumento no imposto de importação para carros elétricos e híbridos começou a valer a partir de 1º de julho. A Kia anunciou que não irá alterar os preços de seus carros eletrificados, mantendo os valores que são praticados desde 2023 — quando não existia essa taxação.
VEJA TAMBÉM:
Com isso, a Kia segue tendo em sua gama o carro híbrido mais barato do Brasil, o Stonic. Confira a atual tabela de preços para os carros eletrificados da marca coreana:
A gama da Kia é completada pela minivan Carnival e o utilitário Bongo, ambos movidos apenas por motor a combustão e, por isso, não seria afetados pelos aumentos de impostos. A montadora tem planos de extender a oferta de veículos eletrificados, com o EV5 e o EV9 confirmados para serem expostos no Brazil Classics Kia Show 2024.
Por ser uma das montadoras que apenas importa carros para o Brasil e não possui fábricas em nosso país, a Kia é uma das mais afetadas por essas mudanças. O presidente da marca no país, José Luiz Gandini, comentou sobre os aumentos nos impostos:
Os importadores precisam de previsibilidade. Por isso, nós manifestamos contrariedade ao pleito recente de antecipação imediata do imposto de importação de veículos eletrificados para 35%, quando já há um escalonamento de aumentos até julho de 2026 (…) ninguém aguenta mais mudanças bruscas durante o jogo. Quebras de contrato não são mais aceitáveis”
Outras montadoras e importadoras ainda não se posicionaram sobre esse aumento de impostos iniciados em julho. Em janeiro, apenas a Volvo aumentou os preços de seus carros elétricos e híbridos, enquanto as chinesas BYD e GWM aceleram na nacionalização de seus eletrificados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
O caminho para a eletrificação no brasil é a conversão; fora disso é brinquedo de rico. A Kia não aumentou o preço por dois motivos prováveis: Ou vendem tão poucos carros que podem aguentar um pequeno prejuízo nos poucos carros que vendem, ou então a margem de lucro é tão absurda que mesmo com o imposto, ainda estão lucrando uma fortuna por cada carro.