‘Kombi elétrica’ complica manutenção: tem que desmontar tudo

Enquanto outros modelos permitem acesso rápido ao filtro de cabine, a Volkswagen optou por um caminho bem mais complexo no ID. Buzz

ID Buzzz capo aberto
Filtro de cabine do ID. Buzz exige desmontagem do capô e painéis para ser acessado (Foto: Reprodução)
Por Júlia Haddad
Publicado em 09/08/2025 às 10h00

Com os carros elétricos, o design automotivo ganhou uma nova liberdade. Sem a necessidade de acomodar motores a combustão, baterias e  os reduzidos motores elétricos podem ser posicionados conforme o melhor aproveitamento de espaço, eficiência ou estilo.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

VEJA TAMBÉM:

A Volkswagen, fez algo um tanto quanto curioso com essa liberdade.  No ID. Buzz, conhecida popularmente como “Kombi elétrica”, por exemplo, o filtro de cabine, item básico de manutenção, foi instalado em um local de difícil acesso.

Para trocá-lo, é necessário remover o painel frontal, desparafusar dois painéis superiores da carroceria, desconectar conexões elétricas e os borrifadores do para-brisa, e só então retirar o capô. O filtro fica escondido entre a estrutura da carroceria e a parede corta-fogo.

Em contraste, o padrão da indústria costuma posicionar o filtro atrás do porta-luvas, acessível em menos de um minuto, sem ferramentas.

Além disso, a Volkswagen também alocou componentes importantes, como o reservatório de fluido de freio, em áreas igualmente complexas de acessar. Embora a troca do filtro no ID. Buzz não exija ferramentas ou habilidades técnicas, está longe de ser prática.

ID. Buzz no Brasil

A Volkswagen disponibiliza o ID. Buzz no Brasil, mas não é possível comprá-la oficialmente da montadora alemã. A “Kombi elétrica” só está disponível por meio do sistema de assinatura, batizado de “Sign and Drive”.

Hoje, pelas informações disponíveis no site oficial do serviço, o ID. Buzz oferecido é 2023/2023 na versão Pro com bateria de 82 kWh com mensalidades a partir de R$ 8.990.

Vale lembrar que no sistema de assinatura, o motorista não terá este perrengue para trocar o filtro de ar da cabine, já que toda a manutenção está incluída no pacote.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário