Lada Iskra é o Logan russo irmão do Renault Kardian

Marca russa diz que realizou mudanças na plataforma para se adequar melhor às condições severas do país e aos fornecedores locais

lada iskra predserijnaa vermelho frente parado
A base é francesa, mas o design e o motor são russos (Foto: Lada | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 13/06/2024 às 08h02

A Renault ter saído da Rússia como sanção ao conflito contra a Ucrânia parece não ter afetado os planos da Lada. A montadora lançou o sedã Iskra, que utiliza a plataforma CMF-B e vários componentes da marca francesa.

Essa base é a que deu origem a RMP, estreada pelo Kardian brasileiro. O Lada Iskra fazia parte do projeto que incluía o SUV compacto brasileiro, os russos terminaram por conta própria sem se preocuparem com as propriedades intelectuais da Renault.

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O Iskra possui medidas similares às do novo Dacia Logan: 4,33 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos não foi divulgado, nem o volume do porta-malas.

Esse projeto é importante para a Lada, pois marca uma modernização em sua gama. O Iskra vem para substituir o Granta, modelo que era uma atualização do Kalina.

lada iskra predserijnaa vermelho traseira parado
Porte é similar ao do novo Logan, porém não foi divulgado o volume do porta-malas (Foto: Lada | Divulgação)

Da Renault vieram a plataforma, botões no interior e outros detalhes. A Lada não divulgou fotos oficiais do carro por dentro, mas as feitas pelo portal russo Auto.Ru Magazine mostram que o volante, comandos da ventilação e alavancas de seta e limpador são os mesmos do Kardian e outros modelos da marca francesa.

Entretanto, a engenharia russa afirma que refez toda a parte elétrica e trocou 400 componentes. Tudo isso para “atender às condições locais” e utilizar fornecedores de países que ainda mantém negócios com a Rússia.

Sob o capô está um motor 1.6, mas não é o SCe da Renault. A Lada utiliza em sua linha o VAZ-11182 e o VAZ-21127. São nomes diferentes para versões do 1.6 de projeto próprio, o primeiro é a versão de 8 válvulas e 90 cv enquanto o segundo utiliza cabeçote de 16 válvulas e rende 106 cv.

Esses motores são evoluções do VAZ-2111, que estreou em 1994. Como a Rússia não precisa mais prestar contas a acordos climáticos, os sistemas de controles de emissões são mais relaxados.

O Lada Iskra será o ponto de partida para uma nova família de carros, que terá uma perua comum e uma variante aventureira dela. Um motor 1.8, também de origem russa, e um câmbio CVT chinês será adotados futuramente.

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