Lada Iskra é o Logan russo irmão do Renault Kardian
Marca russa diz que realizou mudanças na plataforma para se adequar melhor às condições severas do país e aos fornecedores locais
Marca russa diz que realizou mudanças na plataforma para se adequar melhor às condições severas do país e aos fornecedores locais
A Renault ter saído da Rússia como sanção ao conflito contra a Ucrânia parece não ter afetado os planos da Lada. A montadora lançou o sedã Iskra, que utiliza a plataforma CMF-B e vários componentes da marca francesa.
Essa base é a que deu origem a RMP, estreada pelo Kardian brasileiro. O Lada Iskra fazia parte do projeto que incluía o SUV compacto brasileiro, os russos terminaram por conta própria sem se preocuparem com as propriedades intelectuais da Renault.
VEJA TAMBÉM:
O Iskra possui medidas similares às do novo Dacia Logan: 4,33 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O entre-eixos não foi divulgado, nem o volume do porta-malas.
Esse projeto é importante para a Lada, pois marca uma modernização em sua gama. O Iskra vem para substituir o Granta, modelo que era uma atualização do Kalina.
Da Renault vieram a plataforma, botões no interior e outros detalhes. A Lada não divulgou fotos oficiais do carro por dentro, mas as feitas pelo portal russo Auto.Ru Magazine mostram que o volante, comandos da ventilação e alavancas de seta e limpador são os mesmos do Kardian e outros modelos da marca francesa.
Entretanto, a engenharia russa afirma que refez toda a parte elétrica e trocou 400 componentes. Tudo isso para “atender às condições locais” e utilizar fornecedores de países que ainda mantém negócios com a Rússia.
Sob o capô está um motor 1.6, mas não é o SCe da Renault. A Lada utiliza em sua linha o VAZ-11182 e o VAZ-21127. São nomes diferentes para versões do 1.6 de projeto próprio, o primeiro é a versão de 8 válvulas e 90 cv enquanto o segundo utiliza cabeçote de 16 válvulas e rende 106 cv.
Esses motores são evoluções do VAZ-2111, que estreou em 1994. Como a Rússia não precisa mais prestar contas a acordos climáticos, os sistemas de controles de emissões são mais relaxados.
O Lada Iskra será o ponto de partida para uma nova família de carros, que terá uma perua comum e uma variante aventureira dela. Um motor 1.8, também de origem russa, e um câmbio CVT chinês será adotados futuramente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |