Lada volta a produzir carros sem airbags e mais poluentes
Montadora russa voltou a produzir o Granta em versão única, sem equipamentos de segurança e agora atendendo a uma norma de emissões dos anos 90
Montadora russa voltou a produzir o Granta em versão única, sem equipamentos de segurança e agora atendendo a uma norma de emissões dos anos 90
A AutoVAZ, empresa responsável pela Lada, voltou a produzir veículos na última quarta-feira (8). O modelo escolhido para o retorno é o Granta Classic, sedã com porte similar ao do Renault Symbol e que também tem versões liftback e perua.
O Granta foi simplificado para esse retorno a linha de produção. Perdeu airbags, ABS, controle de estabilidade, pré-tensionadores do cinto e central multimídia. Foram mantidos itens como o Isofix, preparação para som com quatro alto-falantes, vidros elétricos na dianteira, frisos pintados na cor da carroceria e calotas. O ar-condicionado é opcional.
VEJA TAMBÉM:
A mudança que mais chama atenção foi na mecânica: o motor é o mesmo 1.6 8 válvulas de 90 cv usado anteriormente, mas deixou de atender a norma de emissões Euro 5 (de 2009) para atender a Euro 2 (de 1996).
Essa simplificação na segurança e emissões foi aprovada pelo governo russo devido as sanções que o país está recebendo após a invasão da Ucrânia. Para compensar, agora todos os carros têm que vir com o serviço de emergência ERA-GLONASS, que traz botão de SOS para ser acionado em caso de acidente.
O Granta foi lançado em 2011. A Lada convidou o presidente russo Vladmir Putin para conhecer o carro na ocasião. O que era para ser apenas um evento oficial virou piada na internet: Putin não conseguiu dar partida na primeira unidade do carro. O sedã pegou apenas na sexta tentativa.
O Lada Granta é o carro de entrada da marca, foi lançado para suceder a versão sedã do Kalina. O entre-eixos de 2,47 m deixa ele no porte de carros compactos mais antigos, como o Fiat Palio e o Renault Clio. Na época o Granta era o carro mais barato da Europa.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Se fosse vendido no Brasil, essa carroça custaria mais de R$ 100 mil e certamente seria sucesso de vendas. Brasileiro paga qualquer coisa pelo que não presta mesmo.
Será que vão lançar alguma versão offroad 4×4 tipo o T-34? Vou querer um
Tô na fila pra comprar um.
Lembro do Lada, carro de primeira linha.
A lada já está se adequando para voltar a exportar carros para o Brasil……
Se lançarem uma pickup utilitário para o trabalho por R$30mil eu vou querer
Também quero um, se o Bozo não taxar em mais de 100% a importação.
Se tiver direção hidráulica, transmissão automática, ar/condicionado, pode ser analógico/aquecimento, e motor com carburador, EU QUERO!!!!!