Lamborghini Urus ganha versão híbrida plug-in com 800 cv
O SUV se tornou rapidamente o carro mais popular da marca italiana e agora conta com versão eletrificada que aumentará as vendas
O SUV se tornou rapidamente o carro mais popular da marca italiana e agora conta com versão eletrificada que aumentará as vendas
A Lamborghini apresentou a versão híbrida plug-in do Urus, a SE, com 800 cv. É a versão mais potente do SUV italiano já feita e também o veículo mais forte nessa plataforma do grupo Volkswagen.
O conjunto híbrido combina o V8 4.0 de 620 cv com um motor elétrico de 192 cv montado no câmbio automático de 8 marchas. A bateria de 25,9 kWh proporciona apenas 59,2 km de autonomia elétrica, suficiente apenas para trajetos urbanos e conseguir benefícios fiscais em alguns mercados.
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Como estamos falando e um Lamborghini, o desempenho é mais importante. O Urus SE acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos, fica um décimo atrás apenas da versão esportiva (e menos potente) Performante.
A explicação para isso é o peso, que é 300 kg maior devido a bateria e o sistema híbrido. Mas a Lamborghini aproveitou a força extra da eletricidade para fazer uma simulação de diferencial de deslizamento limitado (LSD) no eixo traseiro para facilitar as derrapagens controladas.
Trocar um LSD mecânico por esse sistema salvou 20 kg nesse SUV que já pesa 2.540 kg. Sim, você leu certo, a Lamborghini está fazendo um carro que pesa mais de 2,5 toneladas — e não estamos falando de um dos tratores da marca.
A versão híbrida plug-in do Urus trouxe consigo uma leve renovação do visual. A dianteira possui um capô mais longo e faróis menos angulares, que combinam com o novo Revuelto.
O nome SE usado no Urus híbrido plug-in veio do passado, mais precisamente do Lamborghini Diablo. Em 1993 foram apresentadas as versões SE30 e SE30 Jota para comemorar os 30 anos da marca.
A sigla voltou após a Audi comprar a Lamborghini. Ela modernizou o Diablo e deixou o esportivo mais refinado enquanto o sucessor Murcielago estava em desenvolvimento. Essas mudanças vieram com o face-lift que abandonou os faróis escamoteáveis.
A edição SE foi aplicada ao modelo mais potente, o VT, trazendo detalhes exclusivos de acabamento e câmbio com relações mais curtas. Apenas 42 unidades foram feitas. Uma proposta bem diferente do Urus SE, que deverá ser o mais popular da Lamborghini.
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