Vovôrolla não! GR Corolla é verdadeiro esportivo e deve vir para o Brasil
A Toyota finalmente lançou o GR Corolla, versão esportiva com tração integral, câmbio manual e um motor 1.6 turbo de 300 cv
A Toyota finalmente lançou o GR Corolla, versão esportiva com tração integral, câmbio manual e um motor 1.6 turbo de 300 cv
O Toyota Corolla ganhou a fama de ser um carro sem graça, por ter um acerto de suspensão mais voltado para o conforto e estilo conservador. Alguns modelos esportivos do foram feitos pelos seus 56 anos de existência, mas nenhum é tão ousado quanto o novo GR Corolla.
O hot-hatch foi apresentado nos EUA hoje, 1º de abril, mas não é uma piadinha do dia da mentira. A Toyota trouxe o conjunto mecânico do GR Yaris, criado para homologar um carro de rali, para a carroceria maior do Corolla hatchback. Isso faz dele mais prático que o compacto.
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Para não ficar atrás do GR Yaris em desempenho, o GR Corolla traz uma versão mais apimentada do 1.6 turbo de três cilindros: são 304 cv e 37,7 kgfm. São 46 cv e 1 kgfm a mais que o irmão menor. Isso coloco o Corolla apimentado no patamar de Volkswagen Golf R, Hyundai Veloster N e do Honda Civic Type-R.
O cambio é apenas o manual de seis marchas, mas a Toyota está desenvolvendo uma caixa automática de oito velocidades para esse modelo. A tração é integral e possui três modos de divisão da força entre as rodas: 60/40% entre dianteira e traseira, 50/50% e um terceiro que manda 70% para a traseira e 30% para a dianteira, permitindo derrapagens controladas.
Ao contrário do que é feito pelo rival Golf R, a Toyota não usa o freio para a vetorização de torque. O GR Corolla traz um diferencial de deslizamento limitado mecânico Torsen em cada eixo. Para facilitar a tocada dos menos experientes, o carro traz a função de punta-tacco automático.
O Toyota GR Yaris traz para-lamas bastante largos por ter que abrigar a suspensão traseira do Corolla. O novo hatch seguiu o visual alargado para permitir a instalação dos pneus Michelin Pilot Sport 4 com 235 milimetros de largura e as bitolas maiores. O carro ficou 6,1 cm mais largo que o Corolla hatch comum.
A Toyota Gazoo Racing utilizou fibra de carbono no teto e alumínio nas portas e no capô para manter o peso baixo. Mas devido aos reforços no monobloco e ao sistema de tração integral, o GR Corolla ficou 85,7 kg mais pesado que o modelo pacato. O peso total na balança é de 1.474 kg.
Os freios usam discos slotados de 14 polegadas na dianteira, com pinças de quatro pistões feitas em alumínio. Na traseira os discos são ventilados comuns com 11,7 polegadas de diâmetros e trazem pinças de dois pistões. Dados de desempenho não foram revelados.
O painel é familiar para os brasileiro, o Corolla hatch usa o mesmo do sedã feito aqui. No GR Corolla entra de diferente um painel digital inspirado nos carros de rali, volante esportivo e acabamento em tons escuros. O Corolla vendido nos EUA traz freio de mão eletrônico, mas no GR ele é por alavanca. Para ser usado na terra ou dar cavalinho de pau.
Os bancos esportivos são forrados em camurça e trazem costuras contrastantes. Os emblemas da Gazoo Racing aparecem no volantes e nos bancos. A alavanca de cambio traz escrito “Morizo”, o pseudônimo do CEO da Toyota Akio Toyota quando pilota em corridas.
O lançamento está programado para o outono do hemisfério norte, que começa em setembro. Nossos colegas do site Motor1 Brasil apontam que o Toyota GR Corolla vem para o Brasil. O preço não foi revelado, mas por ser um modelo especial e importado, não espere por uma barganha. Mas é o preço a se pagar por um carro de rali pronto para as ruas.
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Pena que o GR Yaris não será vendido no Brasil ! Prefiro ele (com câmbio de dupla embreagem banhado a óleo) do que o GR Corolla ! Gosto mais dos pocket rockets e hot hatches do que dos sedans esportivos!