Nome que foi usado em SUV de entrada será usado em uma divisão que fabricará carros elétricos na China com plataforma da Chery
A parceria entre a Land Rover e a Chery sairá do papel com a volta do Freelander. O nome que estava sem uso desde 2015 será usado em uma marca nova de carros elétricos feitos com o público chinês em mente.
Apesar desse foco, os carros da Freelander também serão exportados para outros mercados. Eles usarão as plataformas mais avançadas da Chery para elétricos e híbridos plug-in.
VEJA TAMBÉM:
No anúncio dizem que os carros elétricos serão generalistas, o que dá uma pista sobre um posicionamento abaixo dos Land Rover. A produção será na fábrica da Chery em Changshu, na China.
Também foi anunciado que a Freelander terá sua própria rede de concessionárias na China, independente das lojas de Chery e Land Rover. Existem planos globais para o futuro, mas sem aprofundar muito em detalhes.
A escolha do nome Freelander é curiosa por ser o carro da Land Rover que sempre usou plataforma e mecânica compartilhada com outras marcas. O primeiro compartilhava muito com os carros de passeio com tração dianteira da Rover.
O SUV trazia motores a gasolina da Rover e oferecia um turbodiesel da BMW. As opções de carroceria eram de duas ou quatro portas, com a primeira podendo ter teto removível.
Na segunda geração o Freelander cresceu e ficou mais moderno. A Ford já era a dona da Land Rover e colocou essa marca em uma divisão de luxo chamada Premier Automotive Group, junto de Volvo, Jaguar, Aston Martin e Lincoln.
O Freelander migrou para uma plataforma da Volvo, a mesma do XC60 e que a Ford europeia usou no Mondeo. O motor de seis cilindros em linha também era da marca sueca, enquanto o 2.2 turbodiesel tinha origem na Peugeot — e hoje é usado pela Fiat Titano no Brasil, por sinal.
Esse nome foi aposentado em 2015 quando o Discovery Sport tomou o lugar de SUV familiar de entrada da marca. Esse sucessor usa plataforma e motores projetados pela própria Jaguar Land Rover. O nome Freelander parece que virou exclusivo para carros com base compartilhada mesmo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |