Latin NCAP: novo VW Polo é melhor (e pior) que Toyota Corolla

O Polo renovado conseguiu boas notas em testes específicos, mas falta de airbags de cortina e pacote ADAS atrapalhou na nota total do Latin NCAP

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Com o novo protocolo o compacto foi rebaixado de cinco para três estrelas (Foto: Latin NCAP | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/12/2022 às 17h02

O instituto Latin NCAP realizou mais uma bateria de crash tests com carros vendidos na América Latina. Dessa vez foram testados dois carros brasileiros: o novo Volkswagen Polo e o Toyota Corolla. Também foi avaliado o VW Virtus produzido na Índia que é exportado para o México.

Todos os testes foram patrocinados, ou seja, o fabricante forneceu o veículo para o teste. O Corolla já havia sido testado com o protocolo anterior e manteve as cinco estrelas após passar pelo teste com as novas exigências.

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O sedã médio fabricado no Brasil traz sete airbags em todas as versões. O pacote Toyota Safety Sense, que inclui cruise control adaptativo, farol alto automático, sistema pré-colisão e alerta de mudança de faixa com correção vem a partir do modelo XEI.

Novo Polo não foi melhor por falta de equipamentos

Quando foi lançado, o VW Polo atual conseguiu nota máxima no Latin NCAP. O modelo reestilizado não ganhou novidades significativas no pacote de segurança, mas os padrões mudaram. Por isso, ele conseguiu apenas 3 estrelas.

O que fez o hatch compacto não repetir a nota máxima foi a falta dos airbags de cortina e de assistências eletrônicas como frenagem autônoma de emergência. Se levar em conta apenas os testes de impacto frontais e laterais, o Polo conseguiu notas melhores que o Corolla.

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Assistentes eletrônicos e airbags de cortina ajudaram a mater a nota máxima do Corolla (Foto: Latin NCAP | Divulgação)

O Polo conseguiu 15,8 de 16 pontos no impacto dianteiro, enquanto o Corolla conseguiu apenas 11,4. No impacto lateral contra um poste o hatch garantiu 7,25 pontos de 8, já o sedã médio fez 6,76.

Outro ponto onde o alemão se destacou foi na proteção contra o efeito chicote, os novos bancos com encosto integrado são mais baratos mas pelo menos protegem. Mas ele ficou atrás na proteção em caso de batida lateral com outro veículo, devido da falta dos airbags de cortina.

Virtus indiano testado pelo Latin NCAP é mais seguro que o nacional

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Virtus indiano é mais seguro que o nacional (Foto: Latin NCAP | Divulgação)

A unidade do Volkswagen Virtus avaliada é produzida na Índia, trazendo seis airbags. O modelo nacional não foi atualizado e continua com apenas quatro airbags, os mesmos do Polo.

Essas bolsas infláveis extras garantiram melhor resultado nos impactos laterais e cinco estrelas no total. Outro item que ajudou foi trazer frenagem autônoma de emergência.

O Boris não concorda com essas mudanças de protocolo do Latin NCAP, entenda:

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