Autoproclamado Elon Musk brasileiro desiste de carro elétrico e faz nova aposta

Marca brasileira Lecar decide mudar a rota de seu projeto por acreditar que o elétrico ainda não é viável para o mercado

lecar prototipo carro eletrico hibrido
Protótipo da Lecar ainda é apenas uma projeção (Foto: Lecar | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 27/06/2024 às 20h03

Projetar um automóvel não é uma tarefa simples. Um carro que foi lançado hoje por uma grande fabricante começou a ser desenhado há pelo menos cinco anos. Mas a Lecar, empresa do empresário capixaba, Flávio Figueiredo Assis, acredita que pode encurtar esse processo para meses.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Isso porque a Lecar acaba de anunciar que desistiu de seu modelo 100%, que chegaria ainda este ano ao mercado. No lugar do Lecar 459 elétrico, a empresa irá lançar uma derivação híbrida.

O Lecar hibrido

Segundo o informe da marca, o modelo será “lançado em breve”, mas sem definir uma data precisa da estreia. A mudança no projeto se dá pelo fato de a Lecar acreditar que o carro híbrido é uma opção mais interessante para o consumidor do que um carro 100% elétrico. Entre as justificativas está a falta de infraestrutura de recarga, assim como o preço elevado dos pontos de recarga rápida.

Ao longo do período de desenvolvimento do carro, dos testes feitos e estudos internacionais já publicados, chegamos à conclusão de que o carro híbrido é mais vantajoso para a sociedade do que o elétrico em diversos quesitos, o que nos fez redirecionar nosso posicionamento e os planos para o mercado. A ideia, agora, é que nossa tecnologia híbrida flex a etanol com tração 100% de motor elétrico, proporcione 1 mil km com 30 litros de etanol. Temos o primeiro carro elétrico sem tomada do mundo”, enfatiza Assis, que se autoproclama como o Elon Musk brasileiro.

A empresa não deu detalhes de como será seu modelo híbrido. O que ela afirma é que será o primeiro carro híbrido com tração 100% a eletricidade. A informação não é correta. Marcas como BMW e Nissan contam com produtos que utilizam esse tipo de conceito de tração.

O BMW i3, que chegou ao mercado há cerca de 10 anos, teve uma versão em que um motor a combustão atuava como gerador de eletricidade para o motor elétrico. A tecnologia e-Power da Nissan segue o mesmo conceito. Até mesmo os atuais híbridos da Honda trabalham de forma semelhante, privilegiando o uso do motor elétrico como fonte de tração.

Se não bastasse, a fala do empresário é ambígua, pois o carro não pode ser flex a etanol. Isso porque o fato de ser flex indica que ele pode ser abastecido com álcool ou gasolina. Ou seja, o motor é flex ou é apenas a etanol.  Seja como for, a Lecar promete que seu futuro “híbrido flex a etanol” seja capaz de rodar 33,3 km com um litro de álcool.

A marca anunciou que dará detalhes sobre a “expectativa de lançamento” em breve. Será que o Elon Musk de verdade também tentaria consertar o avião em pleno voo?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcus Silva 29 de junho de 2024

Devia mudar o nome para “Porcina Motors” – aquela que foi sem nunca ter sido…

Avatar
Jose Carlos Lobo Barbosa 29 de junho de 2024

Estou vendo várias montadoras no Brasil dizendo este mesmo discurso de que a melhor opção para o mercado automotivo brasileiro é a motorização híbrida flex !

Então, vamos continuar seguindo os próximos capítulos desta história! Separem a pipoca e o refrigerante e se acomodem em suas poltronas!

Estaremos todos só observando e torcendo para que tudo dê certo!

Avatar
Marcus 27 de junho de 2024

ZERO surpresas… kkkkkkkk

Avatar
Deixe um comentário