Nova lei promete facilitar a manutenção de veículos fora das autorizadas
Fabricantes estão tornando impossível de realizar a manutenção fora das autorizadas, essa lei aprovada nos EUA quer por um fim nesse monopólio
Fabricantes estão tornando impossível de realizar a manutenção fora das autorizadas, essa lei aprovada nos EUA quer por um fim nesse monopólio
É normal os avisos de perda de garantia de um produto caso a manutenção não seja feita por uma autorizada. Mas com máquinas agrícolas e outros produtos está acontecendo dos fabricantes simplesmente tornar impossível de um proprietário consertar o produto por conta própria. Seja por obsolescência programada, seja por exigir ferramentas específicas.
Isso fez o movimento right to repair (direito de reparar) ser criado nos EUA, motivado por motoristas e fazendeiros. O maquinário agrícola é algo essencial para os ganhos de um fazendeiro. Uma máquina parada pode causar prejuízos que chegam a perda de toda uma colheita.
VEJA TAMBÉM:
E a tecnologia é algo importante nessa área, máquinas e tratores modernos são mais eficientes e ajudam nos lucros do fazendeiro. Até a hora que um problema aparece. O fabricante John Deere fez que suas máquinas pudessem ser reparadas apenas por mecânicos autorizados e com as ferramentas da fábrica.
Para um fazendeiro isso se traduz em prejuízo, pois a máquina fica parada no campo esperando o técnico chegar. Até mesmo reparos simples que poderiam ser feitos com pouco esforço são impossibilitados. E se conseguir burlar o software, corre o risco de ser processado pela John Deere.
Uma lei foi apresentada no senado dos EUA garantindo o direito de lojas independentes e dos proprietários de consertarem seus veículos, máquinas e produtos sem sofrerem retaliação de fabricantes.
Essa lei recebeu o apoio do presidente Joe Biden, que criticou a falta de liberdade dos consumidores na hora de repara seus produtos. A ideia da lei é permitir que qualquer um possa comprar scanners, ferramentas e outros itens específicos para reparar algo, tirando o monopólio dos fabricantes na área de manutenção.
Grandes corporações lutam contra essa lei, dentre elas inclui a Apple, a Microsoft, a John Deere e a AT&T se posicionaram contra essa lei, mas sem sucesso. No Brasil o movimento right to repair foca em eletrônicos como celulares e notebooks, área onde muitos consumidores são reféns dos valores altos das autorizadas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Criam dificuldades para vender facilidades a preço de ouro. Oportunistas sem escrúpulos
A princípio sou favorável a esse projeto, desde que firmado por gente séria. Moro numa cidade onde a Ford não existe mais, e, então tenho que rodar entre 20 e 49 quilômetros para um atendimento e não perder a garantia. De repente, poderei retirar o veículo mídia seguinte. Também com outras marcas, visto que na cidade existem somente 3 concessionárias.