Lima Duarte apresenta seu Citroën AX GTI em vídeo no Instagram
Lima Duarte volta as redes sociais para falar de carros e contar do dia em que capotou com um Tatraplan a caminho de Santos
Lima Duarte volta as redes sociais para falar de carros e contar do dia em que capotou com um Tatraplan a caminho de Santos
Depois de bombar nas redes sociais com o vídeo de sua Ford F-1000, Lima Duarte voltou à rede para mostrar seu Citroën AX GTI. O carismático ator mineiro, fez questão de frisar que o pequeno francês é seu carro de uso diário.
VEJA TAMBÉM:
Lima Duarte gosta de carros e conta que tem vários outros, além do AX e de sua F-1000. Junto do carrinho, o ator que deu vida a Zeca Diabo, Sassá Mutema e Sinhozinho Malta seus conhecimentos automotivos.
Ver essa foto no Instagram
Comentou sobre o período da Segunda Guerra Mundial, em que as fábricas deixaram a produção de automóveis para se dedicar a veículos e equipamentos bélicos. Ele também lembrou dos carros em que passeou na juventude como o tcheco Tatraplan, em que fez uma viagem para inauguração de um teatro em Santos, quando trabalha com rádio novela.
No causo, o dono do carro (que era o patrão de Lima) anunciava o momento do acidente: “Atenção, atenção! Vamos capotar!”
Tudo isso salpicado de causos e detalhes que mostram que a memória do ator segue impecável, como a lataria do Citroën AX. Lima Duarte ainda fala que foi o primeiro carro dele com injeção eletrônica e relembra que sofria demais com carburador.
O Citroën AX chegou ao mercado europeu em 1986. O modelo concorria no aquecido segmento de subcompatos, onde figuraram modelos como Fiat Panda, Ford Fiesta, Opel Corsa, Peugeot 205 e VW Polo. O modelo ficou em linha até 1998 e teve mais de 2 milhões de unidades produzidas.
A unidade de Lima Duarte é um AX GTI, ano 1995. O modelo chegou no Brasil após a abertura das importações, em 1990, durante o governo Collor. A versão GTI era equipada com motor 1.4 de 100 cv e 12,5 kgfm de torque.
Um detalhe interessante é que o AX vinha com sistema de injeção multiponto, diferentemente de modelos como o Chevrolet Corsa, que utiliza injeção de ponto simples.
O bloco era conectado a uma caixa manual de cinco marchas. O carrinho ainda vinha equipado com freios a disco nas quatro rodas. Segundo Lima Duarte, é um carro: “excelente para subir os alpes”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |