Lima Duarte apresenta seu Citroën AX GTI em vídeo no Instagram

Lima Duarte volta as redes sociais para falar de carros e contar do dia em que capotou com um Tatraplan a caminho de Santos

lima duarte ator com seu citroen ax gti
Lima Duarte exige, todo orgulhoso, seu Citroën AX GTI 1995 (Foto: Reprodução | Instagram)
Por AutoPapo
Publicado em 08/02/2023 às 18h03

Depois de bombar nas redes sociais com o vídeo de sua Ford F-1000, Lima Duarte voltou à rede para mostrar seu Citroën AX GTI. O carismático ator mineiro, fez questão de frisar que o pequeno francês é seu carro de uso diário.

VEJA TAMBÉM:

Lima Duarte gosta de carros e conta que tem vários outros, além do AX e de sua F-1000. Junto do carrinho, o ator que deu vida a Zeca Diabo, Sassá Mutema e Sinhozinho Malta seus conhecimentos automotivos.

Comentou sobre o período da Segunda Guerra Mundial, em que as fábricas deixaram a produção de automóveis para se dedicar a veículos e equipamentos bélicos. Ele também lembrou dos carros em que passeou na juventude como o tcheco Tatraplan, em que fez uma viagem para inauguração de um teatro em Santos, quando trabalha com rádio novela.

No causo, o dono do carro (que era o patrão de Lima) anunciava o momento do acidente: “Atenção, atenção! Vamos capotar!”

Tudo isso salpicado de causos e detalhes que mostram que a memória do ator segue impecável, como a lataria do Citroën AX. Lima Duarte ainda fala que foi o primeiro carro dele com injeção eletrônica e relembra que sofria demais com carburador.

O Citroën AX GTI de Lima Duarte

O Citroën AX chegou ao mercado europeu em 1986. O modelo concorria no aquecido segmento de subcompatos, onde figuraram modelos como Fiat Panda, Ford Fiesta, Opel Corsa, Peugeot 205 e VW Polo. O modelo ficou em linha até 1998 e teve mais de 2 milhões de unidades produzidas.

citroen ax gti 1992 vinho parado com casal ao lado
Citroën AX GTI tinha desempenho de sobra graças à combinação de carroceria leve e motor de 100 cv (Foto: Citroën | Divulgação)

A unidade de Lima Duarte é um AX GTI, ano 1995.  O modelo chegou no Brasil após a abertura das importações, em 1990, durante o governo Collor. A versão GTI era equipada com motor 1.4 de 100 cv e 12,5 kgfm de torque.

Um detalhe interessante é que o AX vinha com sistema de injeção multiponto, diferentemente de modelos como o Chevrolet Corsa, que utiliza injeção de ponto simples.

O bloco era conectado a uma caixa manual de cinco marchas. O carrinho ainda vinha equipado com freios a disco nas quatro rodas. Segundo Lima Duarte, é um carro: “excelente para subir os alpes”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário