Com interior de luxo, motor modificado e presença no Oscar, o “Rollswagen” vai a leilão em Monterey pela casa RM Sotheby's
Durante a Monterey Car Week, conhecida por reunir alguns dos leilões mais impressionantes do mundo automotivo, um modelo único é o centro das atenções, a limusine Volkswagen Fusca de 1969. John von Neumann, distribuidor da Porsche e Volkswagen na Costa Oeste dos EUA, encomendou a limusine.
A construção ficou a cargo da Troutman-Barnes, empresa reconhecida por desenvolver os icônicos carros de corrida Chaparral e Scarab. Apesar da transformação, o carro ainda é reconhecível como um Fusca, já que a equipe manteve o máximo de peças originais da Volkswagen, mas alongou a distância entre-eixos em mais de um metro para acomodar o novo layout.
VEJA TAMBÉM:
O resultado é um veículo com portas traseiras exclusivas, compartimento de passageiros sob medida, banco cinza, dois assentos rebatíveis e um frigobar com mesa retrátil. O interior inclui ainda acabamento em mogno, divisória elétrica, interfone, isolamento acústico e vidros elétricos. O sistema de som original Phillips com cinco alto-falantes e toca-fitas foi atualizado com uma unidade Kenwood moderna e tocador de CDs.
Já o compartimento do motorista mantém um visual mais simples, com bancos de vinil preto, painel minimalista e câmbio manual de quatro marchas, algo raro em limusines.
Durante a conversão, a equipe substituiu o motor original 1.5 por um 1.6 com carburadores Weber de 48 mm, adicionando potência para compensar os 181 kg extras no peso do veículo.
Apelidado de “Rollswagen”, o modelo se tornou extremamente famoso. O Salão do Automóvel de Los Angeles exibiu o modelo, que também estrelou campanhas publicitárias e, segundo relatos, levou John Wayne ao Oscar de 1970.
A casa RM Sotheby’s vai leiloar a limusine no próximo mês, sem lance mínimo. A estimativa é que alcance até U$200 mil (aproximadamente R$1,11 milhões).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |