Logan termina à frente de Porsche nas 24h de Nurburgring

Uma equipe decidiu levar um Dacia Logan para as 24h de Nurburgring. Além de conseguir terminar a corrida, o sedã ficou na frente de um Porsche

dacia logan nurburgring 3
O sedã romeno foi equipado com o motor 2.0 de um Megane, produzindo 165 cv (Foto: BRFoto)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/06/2021 às 20h15

A corrida de 24 horas de Nurburgring é uma competição de endurance importante no calendário anual de automobilismo. O circuito desafiador coloca os pilotos e os carros em um teste rigoroso de resistência e velocidade, com ondulações na pista e mudanças de altitude. E, em meio aos esportivos, correu o que consideramos o verdadeiro campeão da corrida: um Dacia Logan 2006.

O Dacia Logan foi lançado para ser o carro mais barato da Europa, posto que é hoje ocupado pelo irmão Sandero. Em 2006, o fabricante romeno, com apoio da Renault Sport, lançou a categoria monomarca Logan Cup. Um Logan dessa categoria serviu de ponto de partida para a equipe Ollis Garage participar da corrida de longa duração.

VEJA TAMBÉM: 

A equipe

No lugar do motor 1.6 usado na Logan Cup, entrou um 2.0 16v de um Megane, preparado para render 165 cv. É o mesmo motor utilizado pelo Sandero R.S. brasileiro. A transmissão é manual de cinco marchas, o que limitou um pouco o desempenho do carro nas subidas e retas.

Apesar de atingir velocidades de até 210 km/h, o Logan foi apelidado como o carro mais lento de Nurburgring por seus tempos de volta acima de 12 minutos. Ao volante do carro estavam pilotos experientes: o instrutor de Nurburgring e youtuber Misha Charoudin, Oliver Kriese, Michael Lachmayer e um quarto piloto identificado apenas como “Doom.”

dacia logan nurburgring 1
Equipe contou com “patrocínio” do cachorro de Misha Charoudin e de seus seguidores no YouTube. (Foto: YouTube | Reprodução)

A equipe foi tão bem preparada quanto as estrelas que corriam com carros da GT3, levou um caminhão com peças extras incluindo um motor sobressalente, duas transmissões, fiação elétrica, portas, parachoques e semi-eixos. Com todo esse esforço, o compacto romeno foi capaz de durar todas as 24 horas no Inferno Verde.

A corrida

No pódio da edição 2021 das 24 Horas de Nurburgring ficaram um Porsche 911 GT3 R, um BMW M6 GT3 e um Mercedes-AMG GT3. O valente Dacia Logan ficou na 98ª colocação no placar geral, na frente apenas de um Porsche Cayman que teve problemas mecânicos. Ao todo, 22 carros não conseguiram completar a corrida.

O Logan correu na categoria SP 3, para carros com motor aspirado de até 2 litros. A categoria contou com dois Toyota Corolla Altis tailandeses, um Toyota GT86 e o tradicional Opel Manta “Flying Fox” da década de 80 que participa da corrida anualmente.

O Dacia Logan já havia despertado a curiosidade quando a lista de competidores foi divulgada; no final da corrida ele ainda chamou atenção por ter cruzado a linha de chegada logo antes do Porsche 911 da Manthey-Racing, que ficou na primeira colocação. O piloto Misha Charoudin diz que pretende voltar com o Logan na corrida do ano que vem e levar também um segundo carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Thiago Bueno 25 de maio de 2023

muito legal isso, da pra fazer muito com pouco.

Avatar
Alex 11 de junho de 2021

Isso que eu chamo de custo benefício

Avatar
Tiago gerin ghirotto 8 de junho de 2021

Hum aconteceu isso mesmo. Parabens aos mecanicos da logan

Avatar
Samarone 8 de junho de 2021

É muito provável que estes pilotos do Logan tenham se divertido mais que a turma de ponta.

Avatar
António Silva 8 de junho de 2021

“Com todo esse esforço, o compacto romeno foi capaz de durar todas as 24 horas no Inferno Verde.”

Não devemos ter visto a mesma corrida. Aquela que eu vi esteve parada 14 horas. Ou seja, o Logan só andou 10 horas.

Avatar
Cesar Lucini 7 de junho de 2021

Uma das manchetes mais descaradamente enganosas que já vi. O carro ficou em 98º lugar entre 99 competidores, ficando a frente apenas de um Porsche que teve problemas mecânicos. Ou seja, na verdade ele ficou em último lugar. A Manchete correta seria: “Porsche vence corrida e Dacia Logan termina na 98ª colocação entre 99 competidores, chegando a frente apenas de um Porsche que teve problemas mecânicos”.

Avatar
Boris 8 de junho de 2021

Leia de novo, ele chegou á frente de 22 carros que quebraram, quer uma manchete boa, que tal esta? ” O Carro mais barato da Europa termina as 24 hrs de Nurburgring” ou esta; “Logan de 15 anos completa 24 hrs de Nurburgring”

Avatar
alecs 7 de junho de 2021

é por isso que tenho um …é um mito !!!?

Avatar
Deixe um comentário