Grupo Volkswagen lucra mais em 2021 mesmo vendendo menos unidades

Durante 2021 o grupo Volkswagen vendeu menos unidades devido a crise dos chips e a pandemia, porém conseguiu lucro maior que em 2019

volkswagen logo
Carros elétricos e foco em modelos de maior valor agregado ajudaram na receita do grupo (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/03/2022 às 10h38

Desde o início da pandemia foram constantes as notícias de baixa produtividade nas fábricas de automóveis. A crise dos semicondutores piorou a situação, obrigando os fabricantes a paralisar linhas de montagem ou entregar carros faltando equipamentos. Mas no final de tudo isso, a Volkswagen conseguiu lucrar mais mesmo vendendo menos.

O grupo Volkswagen, incluindo suas subsidiárias Audi, Skoda e Seat, vendeu 8,6 milhões de veículos em 2021. Foi uma queda de 6,3% quando comparado com 2020, primeiro ano da pandemia. Porém, quando comparado com 2019, que foi o último ano cheio sem a pandemia ou crise de chips, o grupo vendeu 2,3 milhões menos veículos.

VEJA TAMBÉM:

Esses dados são sobre a produção de veículos, a receita cresceu: em 2021 foi de € 250,9 bilhões (cerca de R$ 1,42 trilhões), com o lucro operacional sendo de € 19,3 bilhões e os ganhos totais de C 20,1 bi. Em 2019 a receita foi maior, € 252,6 bi; o lucro operacional empatou com € 19,3 bi; porém os ganhos totais foram de € 16,8 bilhões.

Como a Volkswagen lucrou mais vendendo menos

volkswagen id 3 1st 4
O ID.3 é um dos elétricos mais bem sucedidos da Europa (Foto: Volkswagen | Divulgação)

O segredo para esses rendimentos maiores em 2021 foi as vendas maiores de carros mais caros, no lugar de vender carros baratos em grandes volumes. Durante 2021 também houve as boas vendas do elétrico ID.3 na Europa e o início das vendas do ID.4 nos EUA, que garantiram novos clientes para a marca.

No Brasil esse efeito de emplacar mais carros caros com lucro maior pode ser sentido. Em 2021 o modelo mais vendido foi o compacto Gol, porém na segunda colocação da marca veio o SUV T-Cross, com o Nivus em terceiro.

O AutoPapo já andou no Volkswagen ID.3, o elétrico que está dominando o mercado europeu. Confira:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
FE 16 de março de 2022

Também, com os preços de Audi em carros VW, se não tiver lucro é porque não estão vendendo mais nada mesmo….

Avatar
André L. 24 de março de 2022

A moda agora é suv com alto valor agregado…e se eu quiser uma perua?

Avatar
Deixe um comentário