Tarifas dos EUA e demanda enfraquecida afetam desempenho das gigantes montadoras alemãs no mercado automotivo global
Os lucros das principais montadoras premium alemãs – Mercedes-Benz, Audi e BMW -, registraram quedas significativas no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano passado.
VEJA TAMBÉM:
A Mercedes-Benz viu seu lucro líquido cair mais que o dobro, enquanto a Audi apresentou retração de mais de um terço e a BMW, de 29%, acumulando seu terceiro ano consecutivo de queda.
Os resultados financeiros do segundo trimestre também confirmam a tendência de retração. O Grupo Mercedes-Benz AG teve queda de 3,3 vezes no lucro e de 10% na receita. A BMW, por sua vez, teve redução de 32% no lucro. Já o Grupo Volkswagen, controlador da Audi, registrou queda superior a um terço no mesmo período.
No quesito vendas, a BMW entregou 621.477 veículos entre abril e junho, incluindo as marcas Mini e Rolls-Royce. A participação dos elétricos nas vendas totais se manteve estável em 17,9%, frente a 17,4% no ano anterior. Já a divisão de motocicletas vendeu 61,3 mil unidades a menos. A empresa projeta uma leve recuperação nas entregas de veículos e motos no segundo semestre.
A Mercedes-Benz registrou queda de 9% nas vendas, totalizando 547,1 mil unidades, incluindo minivans, micro-ônibus e caminhonetes. A Audi teve retração de 8,3%, com 441,9 mil veículos vendidos. A marca aposta na nova geração dos modelos Q3 e SQ6 E-Tron para reverter os resultados nos próximos meses.
Além de questões internas, as montadoras europeias enfrentam pressões externas. Tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos sobre produtos da União Europeia afetaram negativamente os negócios. No entanto, um novo acordo firmado entre Washington e Bruxelas prevê a redução dessa tarifa para 15% a partir de agosto, o que pode aliviar parte das perdas no segundo semestre.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |