Maior caminhão articulado do Brasil, Volvo A60 fica mais eficiente e fácil de pilotar

Com motor de 630 cv, o renovado A60 aposta em inteligência artificial para ler o terreno e economizar diesel em operações pesadas

Caminhao articulado A60 VCE 6
O novo A60 tem intervalos de lubrificação de 250 horas e pontos de serviço acessíveis a partir do solo (Foto: Volvo | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 05/12/2025 às 17h00

A Volvo CE anunciou a renovação de seu “carro-chefe” no segmento de transportes pesados fora de estrada: a nova geração do A60, considerado o maior caminhão articulado em operação no Brasil. O lançamento faz parte de um ciclo de atualização da linha da montadora sueca, visando consolidar a liderança no setor de mineração e infraestrutura pesada.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O foco da atualização recai sobre a eficiência operacional: segundo a fabricante, o novo modelo entrega uma economia de combustível de 15% em comparação à geração anterior. É um dado relevante para frotistas que lidam com alto consumo de diesel. Em termos de produtividade, a marca estima um ganho de 5%.

VEJA TAMBÉM:

Como é o caminhão?

Mecanicamente, o A60 mantém suas credenciais superlativas. Equipado com o motor Volvo D16J, o veículo dispõe de 630 cv  de potência e um torque de 301,8 kgfm — força necessária para movimentar sua capacidade de carga líquida de 55 toneladas (ou 33,6 m³ de volume na caçamba).

A grande novidade, contudo, está na inteligência embarcada. O caminhão recebeu o sistema Terrain Memory, uma tecnologia que identifica trechos escorregadios da pista e ajusta automaticamente o controle de tração. Outro destaque é o OptiShift, que agiliza as trocas entre marchas à frente e ré, reduzindo o tempo de ciclo.

Para o operador, a cabine foi redesenhada visando ergonomia e visibilidade, com informações centralizadas no sistema Volvo Co-Pilot. A manutenção também foi revista: a suspensão dianteira hidráulica e os novos braços da caçamba foram otimizados, e o intervalo de lubrificação foi ampliado para 250 horas, eliminando a necessidade de paradas diárias para engraxamento. Vale lembrar que a Volvo é a pioneira mundial neste segmento, tendo inventado o conceito de caminhão articulado na década de 1960.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário