Quanto mais tecnologia nos carros, menos confiáveis eles são
Organização JD Power mostra que defeitos relacionados a software e problemas de integração de smartphones podem afetar a segurança do veículo
Organização JD Power mostra que defeitos relacionados a software e problemas de integração de smartphones podem afetar a segurança do veículo
Nos últimos anos, os recalls de fabricantes de automóveis, junto de reclamações de consumidores, estão cada vez mais frequentes. Um novo estudo apontou uma possível causa para isso: a tecnologia, que está tornando os carros cada vez menos confiáveis.
A companhia JD Power realizou um relatório chamado 2025 US Vehicle Dependability Study (VDS) que apontou os equipamentos e avanços nos automóveis como grandes vilões. A pesquisa mediu os problemas de veículos ao longo de três anos de propriedade e os dados recém-divulgados são baseados em modelos 2022.
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Cerca de 34.175 proprietários originais foram consultados de agosto a novembro de 2024 a respeito sobre o funcionamento de seu carro. Dessa forma, para comparar as montadoras, foi criado um sistema de pontos em que cada uma é pontuada com base em problemas por 100 veículos (PP100). Para o estudo de confiabilidade, quanto menor a pontuação, maior a qualidade do veículo.
A Lexus conquistou um tricampeonato com sua classificação geral mais alta (140 PP100), sendo a mais confiável. Já a Buick (143 PP100) saltou uma posição para o segundo lugar geral, mas é a primeira entre as montadoras de mercado de massa. Enquanto isso, a Volkswagen ficou em último lugar com 285 PP100. Do ponto de vista do modelo, o veículo mais bem colocado e confiável no geral foi o Toyota Avalon, segundo o estudo.
Além dos dados negativos por montadora, a JD Power destacou que os problemas relatados pelos proprietários aumentaram em 6% ano a ano, ou outros 12 PP100. A média da indústria é 202 PP100, a mais alta desde 2009.
Embora uma dúzia de montadoras tenha obtido pontuações acima da média, 18 ficaram abaixo. A Tesla obteve 209 PP100, mas não está incluída na classificação final porque a marca “não atendeu aos critérios de premiação do estudo”, disse a organização.
A pandemia da COVID pode ser parcialmente culpada pelas baixas pontuações de confiabilidade. Afinal, os modelos de 2022 foram construídos durante os meses em que a doença ainda estava em seu auge, logo as fábricas enfrentavam muita escassez sem material e pessoal. Não é possível negar que os problemas na cadeia de suprimentos eram expressivos e a sociedade ainda está lidando com suas consequências.
Mas, uma descoberta importante do estudo da JD Power é que metade dos 10 principais problemas estão relacionados aos dispositivos e sua integração ao uso. O Android Auto e o Apple CarPlay, por exemplo, continuam a perturbar os proprietários de veículos.
A conectividade do smartphone foi o problema de tecnologia nº1 pelo segundo ano consecutivo, com uma pontuação aumentada de 8,4 PP100 (de 6,3). Bluetooth (4,6 PP100) e Wi-Fi (2,4 PP100) também foram listados como as preocupações mais significativas quando se trata de defeitos de software.
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