Mais um parceria automotiva: Honda e General Motors firmam aliança

As duas fabricantes passarão a compartilhar plataformas e motores, tanto elétricos quanto a combustão, na América do Norte

alianca general motors gm honda
Honda e General Motors firmam aliança (GM e Honda | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 03/09/2020 às 17h50

General Motors (GM) e Honda anunciaram hoje (03) a formação de uma aliança automotiva na América do Norte. Ambas vão cooperar em relação a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. De imediato, as duas empresas iniciarão uma etapa de planejamento: o trabalho de engenharia está previsto para começar no início de 2021.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A aliança fará com que Honda e GM utilizem sistemas motopropulsores de veículos de maneira conjunta. O plano inclui o compartilhamento tanto de motores de combustão interna quanto de unidades eletrificadas. Plataformas de veículos também serão comumente utilizadas pelas duas fabricantes.

As plataformas EV global, da GM, e HondaLink serão integradas em veículos elétricos totalmente novos. As duas empresas também pretendem desenvolver conjuntamente tecnologias de assistência e de comunicação ao motorista, de infoentretenimento, de conectividade e de direção autônoma.

alianca general motors gm honda

Além de questões relacionadas a desenvolvimento de produtos e de tecnologias, Honda e GM ainda atuarão juntas em questões logísticas. A aliança prevê, por exemplo, uma colaboração em compras, que permitirá a aquisição conjunta de materiais e serviços.

Com aliança, Honda e GM reduzirão custos

O objetivo é permitir uma redução de custos na América do Norte, fazendo com que ambas as empresas liberem capital. Essa tem sido a tônica das alianças e associações do setor automotivo, uma vez que o desenvolvimento de novas tecnologias de mobilidade, como eletrificação e direção autônoma, exigem grandes investimentos.

Já em abril, a marca japonesa deve incorporar o sistema OnStar da parceira estadunidense. Vale lembrar que, nos últimos anos, Honda e GM já mantinham acordos de colaboração para tecnologias de células de combustível, baterias e de direção autônoma.

Por enquanto, ainda não há informações mais detalhadas sobre os veículos que as duas empresas conceberão por meio da aliança. Ao que parece, a GM pode tirar proveito da experiência da parceira com automóveis compactos. Por sua vez, a Honda pode adquirir know-how na produção de picapes e SUVs de grande porte.

Foto: GM e Honda | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Nanael 4 de setembro de 2020

Enfim uma boa notícia consistente!

Avatar
Deixe um comentário