Entenda o porquê dos fabricantes estarem abandonando o rádio AM
Carros elétricos tentam reunir tudo que é possível de tecnologia, mas por motivos técnicos a função de captar rádio AM está desaparecendo
Carros elétricos tentam reunir tudo que é possível de tecnologia, mas por motivos técnicos a função de captar rádio AM está desaparecendo
Em 2021 o AutoPapo fez uma matéria sobre o sumiço do CD-player nos carros novos. Porém os sistemas de som de carros elétricos estão abandonando outra função atualmente: o rádio AM.
Apesar de não serem tão populares quanto eram antigamente, as emissoras de rádio ainda possuem um público cativo em cidades menores e em rodovias por ter um alcance maior que as rádios FM. Sua transmissão é baseada na modulação da amplitude das ondas de rádio.
VEJA TAMBÉM:
Essas ondas de rádio AM são suscetíveis a interferências eletromagnéticas, como as geradas pelo powertrian elétrico ou híbrido de um automóvel. Segundo o site The Drive, a BMW e a Volvo abandonaram essa função em seus elétricos por considerar a qualidade do som insuficiente quando sintonizado em rádios com amplitude moderada.
A BMW não oferece essa função em seus elétricos desde o lançamento da dupla i3 e i8, a Volvo inclui os híbridos plug-in na lista de carros sem rádio AM além dos 100% elétricos. Já a Tesla abandonou essa funcionalidade em 2018.
A principal interferência que é causada é pelos motores dos carros elétricos. A frequência eletromagnética gerada por eles é similar a frequência das rádios AM, gerando estática e perda da qualidade de recepção.
Curiosamente, os carros elétricos da Ford e General Motors mantém o rádio AM. Uma justificativa dada é que nos EUA ainda existe demanda por esse tipo de rádio, enquanto na Europa ela está praticamente abandonada e, por isso, os fabricantes não hesitaram ao abandonar a funcionalidade.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Pensei k o debate seria sobre “rádio AM” daí o povo foge do tema pra discutir regras de português? Essas criaturas estão na página errada AVORDA POVO.
Acho que tem mais serventia a gente aprender um pouco com quem sabe do que rádio AM no carro.
Entenda o porquê DE OS fabricantes estarem abandonando o rádio AM (o sujeito não pode ser regido por outro termo da oração: DE – preposicão e OS fabricantes – sujeito).
DE+OS=DOS. De nada.
Não, meu caro. O José está certo.
Para a norma culta não é possível haver sujeito preposicionado. Esse é o entendimento da esmagadora maioria dos gramáticos.
Ricardo José e Diogenes, acorde meus querides 2022, o barroco já morreu.
Brincadeiras a parte, em + de 30 anos nunca “usei” AM no meu Del Rey(philco ford) não creio que fará falta em um BM.