McLaren prepara supercarro invisível a radares como F-117?

Marca inglesa se junta a fabricante do avião hipersônico de "Top Gun: Maverick" para projetar seu novo supercarro

mclaren artura ao lado dos avioes dark star e f117 na lockheed martin nos eua
McLaren Artura ao lado do avião conceitual Dark Star, de "Top Gun: Maverick" (Fotos: McLaren | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 14/12/2022 às 15h03

As indústrias da aviação e automóveis andam de mãos dadas desde o início do século passado. A Roll-Royce tem uma divisão de turbinas para aviões e a BMW já fabricou motores de aviação no início dos século XX. Agora, a McLaren buscou auxilio de uma fabricante de caças militares para projetar seu novo supercarro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A marca britânica foi até Maryland, nos Estados Unidos, para pedir ajuda à Lockheed Martin, fabricante do caça F-22 Raptor e do bombardeiro invisível F-117, para criar um novo supercarro. Segundo a McLaren, a Lockheed conta com um time de projetos especiais, batizado de Skunk Works, criado pelo engenheiro Kelly Johnson, nos anos 1950.

O nome é parecido com termo skunkworks, dado aos projetos paralelos, sem aprovação da diretoria das fabricantes. Se amigo não sabe, o Golf GTI é um projeto skunkwork, feito sem autorização da alta cúpula da Volkswagen, e que acabou chegando ao mercado em 1976, dois anos após o lançamento do sucessor do Fusca, na Europa.

Skunk Works

Mas de volta à McLaren, o que marca inglesa busca com a Skunk Works ninguém sabe ainda. Mas foi esse grupo que aprimorou a aviação a jato, com o F-104 Starfithter, assim como o icônico SR-71 Blackbird, avião de reconhecimento que era capaz de voar a 3.500 km/h acima dos 24 mil metros de altitude. Atualmente a estrela da Lockheed Martin é o F-22 Raptor, um avião tão avançado que exclusivo da aeronautica norte-americana.

mclaren artura ao lado dos avioes dark star e f117 na lockheed martin nos eua 2
A divisão Skunk Works, da Lochheed Martin, conta um software que projeta aviões e pode ajudar a criar novo McLaren

Na cultura popular o nome da Lockheed Martin ganhou visibilidade com o longa-metragem “Top Gun: Maverick”. No filme, o capitão Maverick pilota um protótipo batizado de Dark Star, que no filme supera a velocidade de 10 mil km/h.

O avião em si não existe de verdade. E o projeto era para ser um drone. Mas a Lockheed construiu uma unidade não operacional que fica na porta do Kelly Johnson Advanced Development Center, junto de uma réplica em escala do F-117. A McLaren inclusive fez um ensaio com um Artura posando junto aos aviões.

McLaren invisível ou supersônico?

Assim, o que a Skunk Works pode oferecer para a McLaren é algo intrigante. Seria um supercarro a prova de radares rodoviários? Ou quem sabe um carro supersônico? Muito provável que não.

Fato é que a Skunk Works desenvolveu um software capaz de projetar carenagens de avião de forma muito ágil. Assim, eles podem colaborar para as formas de um novo Macca, contribuindo para a aerodinâmica do carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário