McLaren prepara supercarro invisível a radares como F-117?
Marca inglesa se junta a fabricante do avião hipersônico de "Top Gun: Maverick" para projetar seu novo supercarro
Marca inglesa se junta a fabricante do avião hipersônico de "Top Gun: Maverick" para projetar seu novo supercarro
As indústrias da aviação e automóveis andam de mãos dadas desde o início do século passado. A Roll-Royce tem uma divisão de turbinas para aviões e a BMW já fabricou motores de aviação no início dos século XX. Agora, a McLaren buscou auxilio de uma fabricante de caças militares para projetar seu novo supercarro.
VEJA TAMBÉM:
A marca britânica foi até Maryland, nos Estados Unidos, para pedir ajuda à Lockheed Martin, fabricante do caça F-22 Raptor e do bombardeiro invisível F-117, para criar um novo supercarro. Segundo a McLaren, a Lockheed conta com um time de projetos especiais, batizado de Skunk Works, criado pelo engenheiro Kelly Johnson, nos anos 1950.
O nome é parecido com termo skunkworks, dado aos projetos paralelos, sem aprovação da diretoria das fabricantes. Se amigo não sabe, o Golf GTI é um projeto skunkwork, feito sem autorização da alta cúpula da Volkswagen, e que acabou chegando ao mercado em 1976, dois anos após o lançamento do sucessor do Fusca, na Europa.
Mas de volta à McLaren, o que marca inglesa busca com a Skunk Works ninguém sabe ainda. Mas foi esse grupo que aprimorou a aviação a jato, com o F-104 Starfithter, assim como o icônico SR-71 Blackbird, avião de reconhecimento que era capaz de voar a 3.500 km/h acima dos 24 mil metros de altitude. Atualmente a estrela da Lockheed Martin é o F-22 Raptor, um avião tão avançado que exclusivo da aeronautica norte-americana.
Na cultura popular o nome da Lockheed Martin ganhou visibilidade com o longa-metragem “Top Gun: Maverick”. No filme, o capitão Maverick pilota um protótipo batizado de Dark Star, que no filme supera a velocidade de 10 mil km/h.
O avião em si não existe de verdade. E o projeto era para ser um drone. Mas a Lockheed construiu uma unidade não operacional que fica na porta do Kelly Johnson Advanced Development Center, junto de uma réplica em escala do F-117. A McLaren inclusive fez um ensaio com um Artura posando junto aos aviões.
Assim, o que a Skunk Works pode oferecer para a McLaren é algo intrigante. Seria um supercarro a prova de radares rodoviários? Ou quem sabe um carro supersônico? Muito provável que não.
Fato é que a Skunk Works desenvolveu um software capaz de projetar carenagens de avião de forma muito ágil. Assim, eles podem colaborar para as formas de um novo Macca, contribuindo para a aerodinâmica do carro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |