Meio século de Série 3: como o sedã da BMW se tornou o carro de luxo mais vendido do país

Da grade "tubarão" ao painel digital curvo, veja como o BMW Série 3 mudou em cinco décadas e manteve o domínio sobre os rivais

P90608452 highRes 50 anniversary 3 ser
De 1975 até hoje, o sedã definiu o conceito de esportividade e se tornou sucesso global de vendas (Foto: BMW | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 01/12/2025 às 11h00

Lançado mundialmente no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt em 1975, o BMW Série 3 completa 50 anos consolidado como o produto de maior sucesso da marca bávara. Ao longo de cinco décadas, o modelo não apenas definiu o segmento de sedãs esportivos médios, como também serviu de plataforma para as principais inovações tecnológicas da montadora, incluindo o pioneirismo no uso de motores turbo com tecnologia flex no mercado brasileiro.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Evolução e chegada ao Brasil

A trajetória do best-seller é marcada pela evolução constante de suas sete gerações. A primeira (E21, 1975-1983), desenhada por Paul Bracq, estabeleceu o DNA esportivo ao ser o primeiro da categoria a oferecer motor de seis cilindros.

A expansão da família ocorreu na segunda geração (E30), que introduziu versões perua, conversível e o icônico primeiro M3, homologado para as pistas. Mas foi na terceira linhagem (E36, 1990-2000) que o modelo estreitou laços com o Brasil, sendo a primeira a ser importada oficialmente para o país. Com design aerodinâmico e faróis carenados, o E36 também fez história ao vencer as 24 Horas de Nürburgring com um motor a diesel.

BMW 3er Familie, von E21 bis F90; Eisbach Studios Pasing, Februar 2015;
BMW Série 3 E36 (Foto: BMW | Divulgação)

O sucesso comercial atingiu o ápice com a quarta geração (E46), o BMW mais vendido de todos os tempos, que refinou o conceito de sedã de três volumes. A busca por eficiência energética ganhou força na quinta geração (E90), com a introdução do pacote EfficientDynamics, enquanto a sexta (F30) marcou a era da nacionalização tecnológica, apresentando o primeiro motor turbo flex do mundo no segmento premium.

BMW 3er Familie, von E21 bis F90; Eisbach Studios Pasing, Februar 2015;
Os 40 primeiros anos da BMW Série 3: do modelo E21 ao F30 (Foto: BMW | Divulgação)

Líder nacional

A atual geração (G20), lançada em 2019, rompeu com o conservadorismo visual ao adotar grades maiores e o sistema de conectividade “Olá BMW”. Recentemente atualizado com o painel curvo (BMW Curved Display), o modelo mantém a liderança absoluta de vendas em sua categoria no mercado nacional.

BMW 320i M Sport 10th Anniversary Edition 2025 G20 frente parado linha de montagem
BMW 320i feito em Araquari (SC) (Foto: BMW | Divulgação)

Hoje, o Série 3 detém o título de veículo premium mais produzido da história do Brasil. Fabricado na planta de Araquari (SC), o sedã passa por um processo produtivo integral em solo nacional, que engloba desde a soldagem e pintura da carroceria até a montagem final, reforçando a importância estratégica do mercado brasileiro para o BMW Group.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário