Mercedes 190E Evo renasce para as 24 Horas de Nurburgring

A lendária Mercedes 190E Evo II ressurge em versão restomod pela HWA e enfrentará o desafio das 24h de Nurburgring em 2025

Mercedes 190E Evo Restomod
Aerofólio imenso era uma das marcas registrada (Fotos: HWA | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Sob supervisão de Marcelo Jabulas
Publicado em 23/06/2025 às 16h00

A empresa alemã HWA acaba de apresentar uma versão restomod  do lendário Mercedes-Benz 190E Evo. E ela foi além, o sedã fará parte do grid das 24 horas de Nurburgring em 2026. O carro reinterpreta de forma moderna o lendário 190E Evo II da década de 1990 e está sendo preparado com algumas modificações voltadas para a competição de longa duração. Esse evento, um dos mais importantes do automobilismo mundial, servirá como uma vitrine para mostrar o desempenho e a engenharia por trás desse projeto de alto nível.

VEJA TAMBÉM:

Embora a empresa ainda não tenha revelado os pilotos que assumirão os volantes na corrida, foi confirmado que os ex-pilotos de turismo Roland Asch e Klaus Ludwig participarão do desenvolvimento dos carros na pista de Nordschleife. Ludwig, que possui grande experiência em provas de resistência, já pilotou o 190E original durante os anos de ouro da DTM, sendo uma das figuras mais icônicas dessa era nas pistas.

HWA MERCEDES 190E EVO SONAX 2026 FRENTE LATERAL
Carro que irá disputar as 24 Horas de Nurburgring de 2026 repete a pintura da Sonax Team, que disputou o DTM nos anos 1990

Para o anúncio oficial do projeto, foi apresentada uma pintura inspirada nos carros patrocinados pela Sonax, bastante conhecidos nas competições dos anos 1990. Apesar de um visual branco fosco, existem outras opções clássicas que devem ser consideradas, como as de cores prata e vermelho, além da versão verde metálica. A estética busca homenagear o passado vitorioso da marca nas pistas europeias.

190E Evo em Nurburgring

O HWA Evo traz um motor V6 biturbo de 3.0 L com 444 cv e torque de 53,5 kgfm. Ele é acoplado com uma transmissão manual de seis marchas. A suspensão é do tipo double-wishbone, com amortecedores ajustáveis eletronicamente e carroceria feita de fibra de carbono. Totaliza somente 1.360 kg totais, o que garante excelente relação peso-potência e agilidade em curvas.

Sua confecção parte de um Mercedes 190E original, que após desmontado e limpo, é reconstruído peça por peça, com precisão quase artesanal. Todo o processo valoriza tanto a autenticidade quanto a performance.

A HWA já anunciou que apenas 100 unidades do novo Evo vão ser produzidas. Sua produção já foi iniciada e algumas unidades já estão disponíveis para a compra, com entrega prevista antes da corrida oficial.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário