Mercedes-AMG aposentará carros por serem barulhentos demais

Modelos de 4 cilindros da Mercedes-AMG excedem novos limites de poluição sonora e devem ter produção encerrada. Os V8, ironicamente, não serão afetados

mercedes benz c63 s amg e performance 2023 prata frente movimento
Mercedes-AMG sempre deu prioridade ao ronco de seus motores — mas pode ter exagerado um pouco (Foto: Mercedes-AMG | Divulgação)
Por Tom Schuenk
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 14/11/2025 às 14h00

O ronco é um charme extra dos carros esportivos, mas é justamente por isso que a Mercedes-AMG terá que encerrar a produção de vários de seus modelos na Europa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O motivo é a implementação de uma nova regulamentação da União Europeia, que entra em vigor em 1º de julho de 2026. A nova lei estabelece limites de ruído rigorosos para carros novos, fixados entre 68 e 72 decibéis (dB), dependendo da relação potência-peso do veículo.

A regra impacta diretamente os esportivos. Ironicamente, porém, ela afetará os modelos de quatro cilindros da AMG, ao invés dos V8. É o que diz um documento interno, publicado pelo site Autocar: segundo o texto, os motores menores, que utilizam som artificial para transmitir esportividade, são os que excedem os novos limites. Modelos V8, como o GT 63, aparentemente cumprem as novas regras.

VEJA TAMBÉM:

Os modelos que saem de linha

O documento detalha que os cortes afetarão especificamente os modelos de quatro cilindros da marca. A produção será encerrada nas seguintes datas:

  • Fevereiro de 2026: AMG C43 4Matic, AMG GLC43 4Matic e AMG GLA35 4Matic.
  • Maio de 2026: AMG C63 SE Performance (PHEV de 4 cilindros) e AMG GLC63 SE Performance.

Futuro elétrico

Apesar dos cortes, a AMG prepara a “maior ofensiva de produtos” de sua história. Esta estratégia inclui novos híbridos de alta performance —como os V8 híbridos plug-in que equipam o SL 63 e o GT 63— e modelos totalmente elétricos.

A marca já desenvolve sons artificiais esportivos para seus carros a bateria, (a “AMG Sound Experience”), que incluem simulações do ronco de V8, a fim de manter a identidade sonora.

O encerramento da produção dos modelos de quatro cilindros acelera a transição para a nova plataforma AMG.EA, dedicada exclusivamente a esportivos elétricos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário