Piloto automático é seguro? Mercedes diz que assumirá total responsabilidade
Atitude da Mercedes é uma forma de mostrar a confiabilidade do seu piloto automático e ganhar espaço no mercado norte americano
Atitude da Mercedes é uma forma de mostrar a confiabilidade do seu piloto automático e ganhar espaço no mercado norte americano
A Mercedes anunciou que vai se responsabilizar pelos acidentes que acontecerem com seus veículos enquanto o piloto automático estiver ativo. As palavras foram de Gregor Kugelmann, gerente sênior no desenvolvimento do sistema.
Com isso, a Mercedes espera obter uma vantagem no segmento de mobilidade autônoma. Mesmo considerado um setor controverso, a fabricante alemã acredita que, assumindo esses “B.Os”, será possível lançar seu sistema em vários países e em diferentes estados dos EUA. O dispositivo já é legalizado na Alemanha.
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A marca da estrela de três pontas foi a primeira a obter certificação internacional para um sistema autônomo de nível 3 e, de acordo com Kugelmann, um dos principais objetivos é implementá-lo nos Estados Unidos.
Estamos com o objetivo de conseguir isso para a Califórnia e Nevada até o final deste ano, e estamos verificando muitos outros estados também.”
No nível 3 de autonomia, o sistema permite, em alguns lugares, o motorista retirar as mãos do volante e se distrair temporariamente na estrada. A Mercedes está um passo a frente de da Tesla e da GM, por exemplo, que tem o uso aprovado nos EUA mas ainda são de nível 2.
A fabricante espera que Nevada seja líder em tecnologia autônoma nos Estados Unidos e, por isso, acredita que seguindo as leis e trabalhando com outros governos estaduais, possa implantar o piloto automático em mais jurisdições. Além disso, assumir a responsabilidade por eventuais falhas do sistema é uma forma de convencer as autoridades a aceitarem o dispositivo.
Quando comparado à Tesla, a marca alemã é muito mais cautelosa na propagação do seu dispositivo e impõe limitações ao seu uso.
A tecnologia só pode ser acionada em velocidades inferiores a 60 km/h, em rodovias divididas, que não tenham nenhuma zona de construção, nem semáforos, rotatórias ou qualquer outro sistema de controle de tráfego. Além disso, só pode ser usado durante o dia e quando não estiver chovendo. Na Alemanha, onde o sistema já foi aprovado, apenas 13.191 quilômetros de estrada atendiam os requisitos
Para funcionar corretamente, a Mercedes deve mapear todas as vias que atendem os requisitos do piloto automático e inserí-las na memória do sistema de navegação de bordo.
Se o dispositivo perceber a necessidade de sair da rodovia ou dar passagem a um veículo de emergência), sinais luminosos e sonoros são emitidos pelo sistema ao longo de 10 segundos, avisando que o usuário deverá assumir a direção.
O piloto automático ainda não é uma tecnologia 100% segura. Boris Feldman comenta algumas trapalhadas causadas pelo sistema da Tesla:
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Repetindo o Arnaldo Keller: …”carro meu, dirijo eu”…
Interessante será quando você estiver na rodovia com sua família indo para um passeio de fim de semana e um caminhão AUTÔNOMO passar em cima de vocês. Aí verão como eles se “responsabilizam”.