Mercedes-Benz realiza o primeiro crash test com raio x
A montadora sempre investiu em segurança e criou essa inovação para analisar com mais detalhes a dinâmica de uma batida
A montadora sempre investiu em segurança e criou essa inovação para analisar com mais detalhes a dinâmica de uma batida
Os testes de impactos, também conhecidos como crash test, são a forma de medir a segurança de um carro na prática. A Mercedes-Benz, que sempre foi preocupada com esse quesito, inovou ao realizar o procedimento junto de uma máquina de raio-x.
A ideia é usar esse tecnologia para poder analisar com mais detalhes a dinâmica de uma batida e seus efeitos no veículo. Com esses dados, a Mercedes-Benz poderá criar carros ainda mais seguros e otimizar o projeto das carrocerias.
VEJA TAMBÉM:
Para conseguir realizar essa façanha, a Mercedes-Benz trabalhou com o Instituto Fraunhofer de Dinâmicas de alta velocidade e o Instituto Ernst Mach, em Friburgo, ambos na Alemanha. Ekes criaram uma câmera capaz de tirar 1.000 fotos por segundo. Já o sistema de raio-x tira 100 fotos por segundo, que são combinadas em um vídeo.
Os técnicos da Mercedes-Benz que trabalham nos testes ficam protegidos da radiação emitida pela máquina de raio-X por uma parede de concreto com 40 cm de espessura e uma porta de 45 toneladas. Dosímetros são usados para reforçar a segurança dos funcionários.
Hoje em dia, itens como airbags, freios com ABS e controle de tração são obrigatórios nos carros vendidos no Brasil. Esses são algumas das tecnologias de segurança que foram implementada pela primeira vez em carros de produção pela Mercedes-Benz.
Uma das mais importantes criadas pela montadora alemã foi a zona de deformação programada, em 1951. O conceito disso é que uma parte do carro absorva o impacto em uma batida para manter a cabine de passageiros protegida.
Em 1971 a Mercedes-Benz patenteou os airbags. A General Motors colocou o equipamento no mercado antes, entre 1973 e 1975. Mas foi a alemã que implementou o sistema de forma ampla no início dos anos 80.
Sete anos depois, em 1978, foi a vez do ABS ir ao mercado no Classe S. O controle de tração apareceu em 1985. Os airbags de cortina foram estreados pela marca em 1998.
Hoje, as câmeras com visão de 360° estão se popularizando, estando presentes em carros como o Nissan Kicks e o Caoa Chery Tiggo 5X. Quem colocou o item no mercado foi a Mercedes-Benz em 2012.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |