Novo esquema conectara cada cilindro em um único canal e interligará os cilindros de lados opostos do bloco motor
A Mercedes-Benz registrou um pedido de patente para um sistema de escapamento destinado ao seu futuro motor V8, atualmente em desenvolvimento.
O projeto propõe um esquema inédito que conecta os tubos de escape de cada cilindro em um único canal, interligando cilindros de lados opostos do bloco em uma ordem específica. Novo esquema se diferencia da configuração tradicional que agrupa quatro tubos em cada lado.
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O arranjo será integrado ao bloco junto ao sistema de turbocompressão, o que deve dificultar a manutenção do conjunto.
A montadora, no entanto, estaria disposta a abrir mão da simplicidade em favor de um som mais marcante. Essa solução surge como complemento ao uso de um virabrequim plano, que aumenta a potência do motor, mas altera o timbre característico de um V8 convencional.
Segundo a alemã, o novo propulsor terá como base o atual bloco 4.0 litros e só deverá estrear no mercado a partir do fim de 2027. Ainda não há confirmação sobre qual modelo será o primeiro a recebê-lo, mas a Mercedes-AMG prometeu revelar em breve um novo carro esportivo conceito que pode antecipar sua aplicação.
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O escape do Ford GT 40 dos anos 60, já agrupava os canos de modo cruzado.
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