Mercedes-Benz ouve os motoristas e traz os botões físicos de volta

A Mercedes-Benz está reintroduzindo botões físicos nos volantes de seus carros, após dados mostrarem que os motoristas ainda os preferem

O volante do novo GLC conta com botões físicos, seletores e roletes. Será o padrão em toda a linha Mercedes.
Retorno dos botões físicos é um refinamento na experiência do usuário (Foto: Mercedes-Benz | Reprodução )
Por Tom Schuenk
Estagiário sob supervisão de Felipe Boutros
Publicado em 19/09/2025 às 15h00

A Mercedes-Benz está mudando sua estratégia de interiores digitais, com telas touch e comandos por voz. Pesquisas recentes mostram que os motoristas ainda preferem botões físicos e controles táteis.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Essa decisão de reintroduzir esses elementos chega em um momento em que a marca busca equilibrar tecnologia de ponta com UX em mercados-chave como o da Europa, China e América do Norte.

VEJA TAMBÉM:

Decisão baseada em dados

Magnus Östberg, chefe de software da Mercedes, confirmou que as análises de uso demonstraram que botões, roletes e controles físicos são mais eficazes e bem aceitos pelo público. Os modelos GLC elétrico e o CLA Shooting Brake já incorporam um volante redesenhado com esses elementos físicos, e a marca pretende instalar esses novos controles em futuros veículos e em modelos já à venda.

Essa é uma forma prática e econômica para atender os clientes sem abandonar o conceito digital moderno. A Mercedes continua com seu compromisso com cabines digitais avançadas, mas reconhece a necessidade de voltar com os botões físicos. Eles reconhecem que esse tipo de botão ainda tem um papel insubstituível para funções usadas com alta frequência.

Em suas pesquisas, eles constataram que os europeus ainda valorizam botões físicos, mas os consumidores asiáticos são mais adeptos aos comandos de voz e telas sensíveis ao toque.

O futuro do design e a visão de luxo

Gordon Wagener, chefe de design da marca, reconheceu que as telas chegaram ao limite prático de tamanho e que o próximo nível de luxo virá do software e do artesanato. Agora, a marca pretende explorar mais recursos de IA para atrair consumidores chineses e oferecer uma sensação de tecnologia premium.

O retorno dos botões físicos não significa um retrocesso, mas sim um refinamento na experiência do usuário, combinando tradição e inovação. A Mercedes está ajustando seu design de interiores com base em dados concretos e preferências regionais.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 19 de setembro de 2025

Aí sim! Que vire uma tendência entre as montadoras!
Mais praticidade com segurança, menos frescurinhas virtuais.

Avatar
Deixe um comentário