Mercedes C63 AMG abandona V8 e se torna híbrido
Novo Mercedes-Benz C63 S AMG E Performance perdeu motor oito cilindros, mas acredite: ele ficou muito mais potente
Novo Mercedes-Benz C63 S AMG E Performance perdeu motor oito cilindros, mas acredite: ele ficou muito mais potente
A Mercedes-Benz acaba de apresentar a nova geração do C63 AMG, versão de alto desempenho de um de seus principais modelos. Na verdade seu nome completo é C63 S AMG E Performance. O complemento na alcunha significa que esportivo foi eletrificado.
VEJA TAMBÉM:
Para a fúria dos puristas da Estrela das Três Pontas, o C63 perdeu seu motor V8 biturbo 4.0. Ele passa a contar com uma unidade 2.0 turbo, combinada com um módulo elétrico.
No entanto, a dobradinha promete compensar a falta do ronco do V8, com um conjunto híbrido de 680 cv e 102 kgfm de torque. Valores muito superiores que os 510 cv da geração passada.
E um detalhe: apenas o motor 2.0 de quatro cilindros despeja 476 cv e 55 kgfm, nas quatro rodas. Segundo a Mercedes é o motor “dois litros” de produção em série mais potente do mundo.
Para obter tanta potência, a turbina do C63 conta com um diminuto motor elétrico que gira o eixo da turbina até que o fluxo de gases de escapamento inicie o processo de sobrealimentação. Assim, não há efeito turbo lag, que um atraso na ativação e compromete a performance do motor em baixas rotações.
O C63 S AMG E Performance conta ainda com transmissão automática de nove marchas Speedshift MCT-9G e tração integral 4Matic. Tudo isso faz com que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e máxima de 280 km/h.
O modelo ainda conta com diferentes assistentes eletrônicos, como modos de condução para uso em pista, e até mesmo um modo para pisos escorregadios, que limita a distribuição de força para as rodas. E para garantir a eficiência energética, a Mercedes afirma que o C63 pode acelerar a até 125 km/h com motor elétrico.
O Mercedes-Benz C63 S AMG E Performance conta com o novo layout do interior, com quadro de instrumentos digital destacado do multimídia (que foi reposicionada para o console central). O carro conta com sistema MBUX, que inclui comandos por voz, conexão com internet, assistentes de condução e tudo mais que se espera de sedã de luxo. O acabamento mescla a sofisticação da marca alemã, com elementos esportivos, e a combinação de materiais como Alcântara, alumínio e fibra de carbono.
O C63 tem visto seus motores encolherem a cada geração. No início dos anos 2010, a indústria endossou o movimento do downsizing, com motores menores, mas com melhor oferta de força e menor consumo.
A primeira geração chegou em 2008 com um gigantesco V8 6.3 de aspiraçao natural com cerca de 480 cv. Em 2015, o modelo passou por uma mudança drástica sob o capô. A unidade aspirada deu lugar a um V8 biturbo 4.0, com potências de 476 cv e 510 cv.
O novo conjunto 2.0 híbrido pode ser a última geração com motor térmico do esportivo alemão. Certamente o próximo será totalmente elétrico.
Foto: Mercedes-Benz | Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |