Mercedes-Benz lança nova CLA Shooting Brake, que vai a 270 km/h
Perua derivada do cupê CLA chega atualizada nas versões AMG 35 e 45 S, com direito a opções com até 421 cv de potência
Perua derivada do cupê CLA chega atualizada nas versões AMG 35 e 45 S, com direito a opções com até 421 cv de potência
Num mercado guiado pela moda dos utilitários-esportivos, qualquer outra opção que não se enquadre nesse segmento tem seu brilho ofuscado. Correto? Errado, erradíssimo. E para provar, a Mercedes-Benz acaba de apresentar a linha 2024 da CLA Shooting Brake.
VEJA TAMBÉM
Trata-se de uma perua derivada do CLA. Aliás, diferentemente das station wagons convencionais que derivam de hatches e sedãs, o shooting brake é uma perua feita a partir de um cupê.
A CLA Shooting Brake chega renovada com duas versões com chancela AMG. A cereja do bolo é a CLA 45 S 4Matic Plus. Para todas as versões o motor a combustão é combinado com um módulo 48V (híbrido leve), que atua com motor de arranque e gerador de carga para a bateria 12V, no lugar do alternador. Além disso, esse motorzinho consegue entregar potência extra temporária. Um ganho de 14 cv, entregues quando há demanda.
O motor 2.0 turbo entrega espantosos 421 cv, independentemente do módulo elétrico. O motor é combinado com transmissão automática de dupla embreagem e oito marchas AMG Speedshift DCT 8G e tração integral 4Matic Plus, que conta com sistema AMG Torque Control, que conta com embreagens eletrônicas, para distribuição variável de força. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 4,1 segundos. A velocidade máxima é de 270 km/h, limitado eletronicamente.
Já a CLA Shooting Brake, na versão 35 4Matic, conta com uma versão menos truculenta. O bloco 2.0 entrega 306 cv. Transmissão é igual, mas a tração utiliza uma versão simplificada do sistema 4Matic. A aceleração é um pouco mais lenta. O 0 a 100 km/h é em 4,9 segundos.
O nome faz referência às carruagens de caça inglesas. Coisas da aristocracia, mas acabou sendo incorporada pela indústria. Assim, todo cupê esportivo que ganha uma peruinha, leva esse nome. Inclusive, cupê é uma expressão francesa que designa um tipo carruagem do século dezenove, com cabine apenas para dois passageiros. Um exemplo de shooting brake são a Ferrari FF e o Aston Martin Vanquish Zagato Shooting Brake.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Carro maravilhoso. As peruas sempre serão a melhor escolha entre as carrocerias, pena que o mercado não as ofereçam mais aqui no Brasil.
Ainda tem os da Audi, porém que são dois modelos bem específicos, ou seja, são dois modelos de peruas que seriam dentro do nicho das peruas.