Mercedes e Ferrari aumentam interesse em motores elétricos axiais

Ferrari e Mercedes devem aumentar o uso dos motores axiais em seus carros elétricos de alto desempenho, para que eles sejam ainda mais eficientes

conceito modelo eletrico mercedes vision amg
Vision AMG, carro elétrico conceito da Mercedes (Foto: Mercedes | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 22/08/2022 às 14h11

A Mercedes e a Ferrari estão prestes a tornar a aceleração dos carros elétricos de alto desempenho ainda mais rápidas e eficientes do que elas já são, através de uma potência extra das baterias que contarão com motores de fluxo axial.

O objetivo das montadoras é gerar um torque imediato ainda maior do que a propulsão elétrica já proporciona. Essa façanha seria possível por causa do motor de fluxo axial, que é menor, mais leve e mais poderoso do que o convencional motor radial.

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Todo carro elétrico já oferece ao motorista a sensação de aceleração instantânea, mas intensificá-la nos carros de alto desempenho pode ser um diferencial para a Ferrari e para a Mercedes. Afinal, as montadoras estariam aproveitando ao máximo as baterias com motores mais eficientes.

Markus Schaefer, diretor de tecnologia da Mercedes, explicou o quão um dispositivo mais leve pode ser importante nessa empreitada:

A relação peso-potência é realmente um número recorde e muito melhor do que os motores convencionais. Fará uso do pequeno tamanho do motor.

Uma caracteristica importante dos motores axiais é o seu formato. O tamanho menor permite que as fabricantes coloquem um motor em cada roda, coisa que é inviável com os motores radiais. Colocando um motor em cada roda, ou eixo, aumenta o desempenho de condução de um elétrico. Isso permite a vetorização de torque que controla melhor a quantidade de energia que os motores enviam para cada roda individual para maior agilidade.

Em julho do ano passado a Mercedes nunciou que havia  adquirido a Yasa – por um valor não divulgado – e que colocaria seus motores nos modelos AMG com lançamento previsto para 2025.

A Yasa é uma fabricante inglesa de motores axiais e a Ferrari utilizou a sua tecnologia nos modelos híbridos  plug-in SF90 e 296 GTB.

Os motores da Yasa também podem eliminar completamente a necessidade de um trem de força no chamado skate embaixo do carro elétrico. Isso abre espaço para os engenheiros empacotarem baterias, abreespaço para maiores espaços dianteiros e traseiros do porta-malas e permite que os designers experimentem novas ideias aerodinâmicas.

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