Mercedes e Ferrari aumentam interesse em motores elétricos axiais
Ferrari e Mercedes devem aumentar o uso dos motores axiais em seus carros elétricos de alto desempenho, para que eles sejam ainda mais eficientes
Ferrari e Mercedes devem aumentar o uso dos motores axiais em seus carros elétricos de alto desempenho, para que eles sejam ainda mais eficientes
A Mercedes e a Ferrari estão prestes a tornar a aceleração dos carros elétricos de alto desempenho ainda mais rápidas e eficientes do que elas já são, através de uma potência extra das baterias que contarão com motores de fluxo axial.
O objetivo das montadoras é gerar um torque imediato ainda maior do que a propulsão elétrica já proporciona. Essa façanha seria possível por causa do motor de fluxo axial, que é menor, mais leve e mais poderoso do que o convencional motor radial.
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Todo carro elétrico já oferece ao motorista a sensação de aceleração instantânea, mas intensificá-la nos carros de alto desempenho pode ser um diferencial para a Ferrari e para a Mercedes. Afinal, as montadoras estariam aproveitando ao máximo as baterias com motores mais eficientes.
Markus Schaefer, diretor de tecnologia da Mercedes, explicou o quão um dispositivo mais leve pode ser importante nessa empreitada:
A relação peso-potência é realmente um número recorde e muito melhor do que os motores convencionais. Fará uso do pequeno tamanho do motor.
Uma caracteristica importante dos motores axiais é o seu formato. O tamanho menor permite que as fabricantes coloquem um motor em cada roda, coisa que é inviável com os motores radiais. Colocando um motor em cada roda, ou eixo, aumenta o desempenho de condução de um elétrico. Isso permite a vetorização de torque que controla melhor a quantidade de energia que os motores enviam para cada roda individual para maior agilidade.
Em julho do ano passado a Mercedes nunciou que havia adquirido a Yasa – por um valor não divulgado – e que colocaria seus motores nos modelos AMG com lançamento previsto para 2025.
A Yasa é uma fabricante inglesa de motores axiais e a Ferrari utilizou a sua tecnologia nos modelos híbridos plug-in SF90 e 296 GTB.
Os motores da Yasa também podem eliminar completamente a necessidade de um trem de força no chamado skate embaixo do carro elétrico. Isso abre espaço para os engenheiros empacotarem baterias, abreespaço para maiores espaços dianteiros e traseiros do porta-malas e permite que os designers experimentem novas ideias aerodinâmicas.
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