Mercedes tem patente de dispositivo que ‘escaneia’ a digital para ligar o veículo
Tecnologia da Mercedes pretende simplificar a partida dos carros a partir de mecanismo que utiliza comunicação baseado em ondas do rádio
Tecnologia da Mercedes pretende simplificar a partida dos carros a partir de mecanismo que utiliza comunicação baseado em ondas do rádio
As fabricantes não param de investir em novas tecnologias e aprimoramentos no sistema de infotenimento. Por um lado, isso é bom, pois traz mais conforto para motoristas e passageiros. Por outro é ruim, pois o automóvel se torna cada vez mais caro e, muitas vezes, esses dispositivos não são tão necessários assim.
A Mercedes está seguindo esse caminho da inovação e quer sofisticar o sistema de infotenimento que vai equipar modelos no futuro. Sua mais recente criação foi descoberta pelo portal CarBuzz, que teve acesso a pedidos de patente da marca alemã que consiste em uma nova maneira de acessar o carro e dar a partida sem o uso da chave.
VEJA TAMBÉM:
Com isso, a Mercedes mostra uma forma “mais simples” de como abrir e ligar um automóvel – se é que isso já não é algo simples o bastante. A fabricante sugere que os motoristas utilizem uma pulseira eletrônica que se comunique com o veículo via comunicação de campo próximo, banda ultralarga, Bluetooth Low Energy e outros sistemas baseados em ondas de rádio.
Depois de abrir o carro, a pulseira deve ser colocada no volante e, após realizada uma espécie de “autenticação” do motorista, a partida é acionada automaticamente. Uma das razões por trás desse dispositivo da Mercedes é “avaliar” a saúde médica do condutor antes do veículo ser ligado, para evitar que ele ou terceiros estejam sujeitos a eventuais riscos.
A patente diz que a tecnologia biométrica pode escanear a impressão digital, o formato da mão, analisar a estrutura das veias, retina ou íris. Tudo isso pode ser utilizado como forma de autenticação para dar a partida no carro.
Se um dispositivo como esse é realmente necessário em um um automóvel, depende da opinião do usuário. Se a tecnologia realmente for desenvolvida e instalada nos exemplares da marca, ela deve chegar primeiro nos modelos premium como o Classe S, por exemplo.
Muita tecnologia e infotenimento é uma das razões da alta no preço do automóvel. Boris Feldman comenta esse assunto:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |