Mercedes Unimog faz 80 anos e vira “SUV” de luxo com 300 cv

Novo Unimog comemorativo troca espelhos por câmeras e ganha interior em couro para enfrentar terrenos extremos com conforto de utilitário

Mercedes Benz Special Trucks präsentiert luxuriösesten Unimog aller Zeiten Mercedes Benz Special Trucks unveils the most luxurious Unimog ever
Protótipo de luxo desenvolvido pela Mercedes-Benz Special Trucks celebra os 80 anos do Unimog (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 18/12/2025 às 21h00

Para celebrar os 80 anos da linha Unimog, a Mercedes-Benz Special Trucks apresentou o protótipo daquela que é considerada a versão mais potente e luxuosa do utilitário em sua história. Desenvolvido em parceria com a Hellgeth Engineering, o modelo funde a robustez mecânica tradicional da marca com o refinamento esperado pelo crescente mercado de expedições de alto padrão e lazer extremo.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O veículo utiliza como base o chassi do Unimog U 4023, conhecido pela aplicação em setores civis e militares exigentes. A principal alteração técnica reside sob o capô: o motor original de quatro cilindros deu lugar ao Mercedes-Benz OM 936, de seis cilindros, capaz de entregar 300 cv. A mudança não apenas amplia a força bruta, mas permite uma calibração de transmissão voltada ao conforto em trajetos de longa distância.

Mercedes Benz Special Trucks präsentiert luxuriösesten Unimog aller Zeiten Mercedes Benz Special Trucks unveils the most luxurious Unimog ever
Mercedes-Benz Special Trucks präsentiert luxuriösesten Unimog aller Zeiten Mercedes-Benz Special Trucks unveils the most luxurious Unimog ever

VEJA TAMBÉM:

A aptidão fora de estrada é garantida pelos eixos pórticos e pela tração integral com bloqueios diferenciais em ambos os eixos. No entanto, o utilitário abandona a austeridade militar no habitáculo. A cabine dupla, com espaço para quatro ocupantes, recebeu isolamento acústico aprimorado, bancos ergonômicos revestidos em couro premium e o sistema MirrorCam, que substitui os retrovisores convencionais por câmeras e monitores digitais.

Esteticamente, o protótipo exibe rodas de alumínio com sistema beadlock (que evita o desmonte do pneu em baixas pressões) e acabamento em cinza fosco. Embora o modelo ainda seja um estudo técnico, ele será submetido a testes reais com clientes selecionados ao longo de 2026. O objetivo da Daimler Truck é avaliar a viabilidade de uma produção em pequena escala para atender a colecionadores e entusiastas de off-road pesado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário