México planeja tarifa de 50% para salvar indústria

O México planeja uma tarifa de 50% para carros chineses, em uma tentativa de proteger empregos e a indústria local de importações

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Chegada de carros chineses a preços baixos ameaça a indústria automotiva e os empregos no México (Foto: Fotomontagem | Tom Schuenk)
Por Tom Schuenk
Publicado em 11/09/2025 às 21h00

Não é segredo para ninguém que as montadoras chinesas estão dominando o mercado com suas importações de veículos a preços mais baixos que de seus concorrentes. No México, esse fenômeno pressionou as fábricas locais, que segundo elas acabou prejudicando empregos e ameaçando a indústria automotiva local.

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Até montadoras conhecidas, como a Dodge (Stellantis), estão rebatizando modelos chineses para vendê-los localmente, como os modelos Attitude e Journey. Para combater a prática, o governo mexicano planeja aumentar as tarifas de importação para 50%, mais que o dobro do valor atual.

A importância da indústria automotiva para o México

O setor automotivo é um grande pilar da economia mexicana, ela representa 23% da produção industrial do país. incontáveis empregos, diretos e indiretos, dependem dessa indústria no país.

O governo pretende impedir que os chineses dominem a indústria e planeja proteger sua economia. O Secretário de Economia Marcelo Ebrard acusou as montadoras estrangeiras de “dumping”, que é a prática de vender carros “abaixo do estoque”, ou seja, a preços inferiores ao custo real, para ganhar mercado.

Atualmente, os veículos chineses, e asiáticos no geral, enfrentam uma tarifa de 20% ao entrar no México. O governo planeja passar essa taxa para 50%, mais que o dobro do valor atual. Esse aumento na tarifa não afetaria apenas carros, mas também produtos como eletrônicos, brinquedos e até mesmo móveis.

Com isso, o México pretende desestimular as importações baratas e incentivar a produção local, gerando mais empregos nas indústrias locais.

Impactos e os riscos da nova medida

Essas medidas vindas do governo mexicano afetariam outros países asiáticos também, como a Coreia do Sul, Índia, Indonésia, Rússia, Tailândia e Turquia. Isso pode gerar tensões comerciais e encarecer alguns produtos no mercado local.

As tarifas ainda precisam passar pelo Congresso mexicano para entrarem em vigor. Caso aprovadas, a medida pode proteger as fábricas mexicanas de forma temporária, mas corre o risco de reduzir a competitividade a longo prazo.

O governo mexicano está tentando proteger empregos e manter sua indústria automotiva forte, mas isso pode trazer efeitos colaterais indesejados, como preços mais altos para os consumidores e conflitos comerciais.

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