Michelin quer fazer pneus de carro com garrafas PET recicladas

Marca estima que quase 3 bilhões de recipientes plásticos podem ser reciclados por ano para a fabricação de seus pneus

conjunto de garrafas de plastico pet amassadas
Michelin quer que seus produtos sejam compostos por até 40% de materiais reciclados - como PET - até 2030 (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 12/05/2021 às 16h00

A Michelin afirmou recentemente que tem como meta usar pelo menos 40% de materiais sustentáveis ​​(de origem renovável ou reciclada) na produção de seus pneus até 2030 e 100% até 2050. E a marca parece estar um passo mais perto dessa realidade. A francesa testou – e obteve sucesso com – uma tecnologia de reciclagem de plástico apresentada pela bioquímica Carbios.

VEJA TAMBÉM

O processo de reciclagem enzimática da Carbios para resíduos de plástico de tereftalato de polietileno (mais conhecido como PET) depende de uma enzima que é capaz de despolimerizar o componente. Comumente reciclado, o PET também é uma das principais fontes de resíduos de plástico.

Segundo a Michelin, as práticas convencionais de reciclagem não resultam em um produto adequado para uso em pneus, mas o processo enzimático resultante do poliéster de alta tenacidade é particularmente conveniente para pneus, devido à sua resistência à quebra, tenacidade e estabilidade térmica.

“Esses reforços de alta tecnologia demonstraram sua capacidade de fornecer desempenho idêntico ao da indústria do petróleo”, disse Nicolas Seeboth, diretor de pesquisa de polímeros da Michelin, em um comunicado.

A Michelin estima que quase 3 bilhões de garrafas de plástico por ano podem ser recicladas em fibras técnicas para uso nos pneus da empresa.

Veja, abaixo, outras ideias inovadoras da Michelin:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gerson Alves Dourado 10 de janeiro de 2022

Olá,
Gostaria que retirassem do site onde falam do pneu sem ar, a indicação de:
PBROC DOURADO PNEU COM BANDA DE RODAGEM EM ONDAS COMPACTAS.
Esse é o meu conceito de pneu sem ar concebido em 03/04/2009. Onde não há vãos entre as paredes do pneu para manter a calibragem, evitar um consumo maior de combustível ou eletricidade, e atingir altas velocidades.
Assim como não tenho vínculo com a empresa MICHELIN, não desejo manter essa indicação.
Obrigado pela atenção.

Gerson Alves Dourado
10/01/2022

Avatar
José Corrèa 13 de maio de 2021

Sempre soube que os pneus são fabricados com borracha, para dar maciez, aderència, e o principal, dar segurança na frenagem. Será que o plástico tem essas cacterístiicas? Como leigo no assunto, não acredito, não usaria em meu carro. Hoje em dia estão inventando tanta coisa, com o único objetivo que é ter mais lucro.

Avatar
ALEXANDRE FONSECA 13 de maio de 2021

Parabéns pela brilhante e sustentável iniciativa. Séria bom que empresas como a Heineken fizesse o mesmo, pois suas garrafas não são retornáveis como as pet.

Avatar
Lourdes de Medeiros 12 de maio de 2021

Eu tenho empresa de reciclagem em natal rn. Produção de petróleo por mês 80t!!gostaria de ter está oportunidade de negócio como vocês

Avatar
Paulo ferreira 12 de maio de 2021

Volto até reciclar e vender as pet pra vocês,se pagar um preço justo kkk

Avatar
Edson 12 de maio de 2021

A natureza agradeceria muito, tirando de circulação garrafas pet.Ótima ideia Michelin.

Avatar
Deixe um comentário