Com flexibilização da EPA, montadoras como GM, Ford e Stellantis retomam foco em veículos a combustão e freiam planos elétricos
Em 2025, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), sob a administração do governo Trump, removeu as penalidades para montadoras que não cumprirem os padrões CAFE (Corporate Average Fuel Economy). Essa mudança regulatória representa uma virada no mercado automotivo americano e passa a favorecer novamente os veículos que consomem muito combustível fóssil.
VEJA TAMBÉM:
Com menos barreiras ambientais e financeiras, as montadoras americanas veem a oportunidade de lucrar ainda mais com SUVs e caminhonetes.
Antonio Filosa, o CEO da Stellantis, declarou que a mudança pode significar um “lucro adicional considerável”. Já Mary Barra, da GM, e Jim Farley, da Ford, também expressaram entusiasmo com a possibilidade de manter a venda de veículos a combustão por mais tempo.
Apesar dos investimentos bilionários em EVs nos últimos anos, as montadoras estão recuando, de maneira discreta, em seus planos de eletrificação completa. A GM, por exemplo, não menciona mais sua meta de se tornar totalmente elétrica até 2035.
A Ford cancelou planos de produzir um SUV elétrico de três fileiras no Canadá e voltará a fabricar caminhonetes a combustão no lugar do SUV elétrico planejado. A Stellantis, que havia anunciado o fim do motor HEMI, já prepara o relançamento do Dodge Charger com motor a gasolina.
Do ponto de vista comercial, a decisão faz sentido, já que o público americano segue comprando veículos grandes em massa. No entanto, há preocupações sobre os impactos ambientais e o risco de os EUA voltarem a ter um protagonismo maior na emissão de poluentes.
Os veículos elétricos não devem ser deixados de lado completamente. Mas o foco das montadoras nos próximos anos deve passar a ser a lucratividade dos modelos a combustão.
O que deve acontecer é um pequeno atraso na transição para uma frota totalmente elétrica e mais sustentável.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |